Livros que contam a história do queijo

Portal do Queijo Curiosidades Leave a Comment

Quem não gosta de um bom concentrado proteico-gorduroso, resultante da coagulação do leite? Lendo está frase não parece muito atrativo, mas é a definição de queijo.

Imagens da Internet

Essa informação se encontra no início de um livro essencial para os adoradores, amantes e simpatizantes do “caseus” (queijo em latim), lançado recentemente “Queijos do Brasil e do Mundo – Para iniciantes e Apreciadores”, do escritor gastronômico José Osvaldo Albano do Amarante.

 

Sendo um alimento milenar, o queijo possui inúmeras histórias em varias partes do mundo, gravados em livros contando sua trajetória, diversas receitas e produção

Imagens da Internet

No livro “Manual de Queijos – Guia Para Grandes Apreciadores”, escrito por vários autores o leitor encontrará mais de 100 variedades de queijos famosos, com fotografias, informando a sua origem, produção e caráter. Contém ótimas sugestões para a sua harmonização para cada tipo de queijo. 

 

Imagens da Internet

A nossa outra indicação vai para os leitores que gostam de harmonizar queijos com bebidas, “Queijos brasileiros à mesa – com cachaça, vinho e cerveja”, dos escritores Bruno Cabral e Manoel Beato. Nessa publicação os autores, além de ensinar a harmonização do queijo com o vinho e cerveja, apresentam uma combinação de queijo e cachaça e dão dicas de como servi-las, e também, de como montar mesas de queijos para diferentes ocasiões.

Imagens da Internet

Um dos livros mais famosos em todo mundo sobre queijos é “O Livro do Queijo – Os Melhores do Mundo”. Essa leitura reúne a contribuição de mais de 20 especialistas, sob a coordenação de Juliett Harbutt (especialista em queijo na Nova Zelândia) um ótimo guia e traz informações sobre os melhores queijos do mundo, separados por continentes e nações.

Já no inicio da obra, há informações sobre a história do queijo, suas matérias primas, métodos de fabricação e regiões produtoras, tudo cheio de imagens que permitem perceber as cores e dar uma noção as texturas.

Alguns queijos ganham um maior destaque com notas de degustação, além de sugerir receitas e acompanhamentos.  Em 2010, o livro foi vencedor do Foodbook of the Year, uma espécie de Gramy da gastronomia mundial.  Este livro propicia a degustação cultural dos queijos mais famosos do mundo, chegando aos mineiríssimos requeijão e queijo minas, que fazem a alegria dos brasileiros a cada amanhecer! 

Já o livro “Duas unhas de queijo” escrito por João Castanho Dias, um resultado de uma longa pesquisa onde o autor percorreu do Pará ao Rio Grande do Sul para mostrar a produção dos queijos típicos do país. Uma obra recheada de informações com belas fotografias, a publicação é a primeira sobre a história dos queijos artesanais brasileiros. Uma

Imagens da Internet

curiosidade sobre o titulo desta produção faz referencia a ínfima porção de queijo, mais ou menos como duas azeitonas, servida aos marujos nas caravelas portuguesas juntamente com um pedaço de carne e meio copo de vinho durante a época do descobrimento. 

A expressão foi encontrada por João Castanho no relato de viagem de Manoel Rangel cuja nau em que viajava naufragou no dia 22 de agosto de 1555. Ele e outros marujos acabaram sendo resgatados mais de um ano depois em Cochim, nas Índias, em janeiro de 1557.

 

E você, conhece algum livro sobre o assunto? Compartilhe conosco.

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *