Você sabe sobre a importância do leite na fabricação do queijo

Portal do Queijo Curiosidades, Saúde 2 Comments

Hoje em dia, é muito importante sabermos o que estamos comendo, porém, mais do que saber comer, é necessário se informar como são produzidos estes alimentos, principalmente, quando se trata de produtos industrializados. Um destes exemplos é o queijo.  Existem vários tipos de queijos no mercado para inúmeros paladares. Desde os queijos gourmet aos tradicionais, os industrializados e os feitos manualmente nas fazendas pelo interior.

Se formos às indústrias e perguntarmos se há importância na qualidade do leite na produção do queijo, a resposta será afirmativa, ou seja, que a qualidade é importante. A concentração de proteína no leite é uma das principais variáveis de avaliação da qualidade do leite. De acordo com a IN-62 do MAPA, o leite deve apresentar um teor mínimo de 2,90% (2,9 gramas de proteína para cada 100 gramas de leite), sendo que a média anual observada pela Clínica do Leite – ESALQ/USP é de 3,26%. Ao longo do ano, este teor varia entre 3,12 a 3,38%.

Outro item importante contido no leite é a caseína. A caseína está presente no leite em suspensão,  numa estrutura conhecida como micela. Durante o processo de coagulação, na fabricação do queijo, as micelas de caseína se precipitam dando origem ao coágulo (queijo). Ou seja, quanto maior for o teor de caseína, maior será a quantidade de queijo produzido para cada litro de leite.

Queijo industrial

A produção de queijo industrial necessita de um alto controle da qualidade do leite. As qualidades higiênicas desta matéria prima são influenciadas, principalmente, pela forma que os rebanhos são trata

Queijo Industrial. Photo:
curiouscreamery

dos, o manejo dos animais nos pastos, os equipamentos utilizados na ordenha. O gado leiteiro dever ser sadio, com controle de veterinários, para evitar doenças e tudo isso, feito da forma mais criteriosa possível.

Após todo este cuidado, é iniciada a produção do queijo industrial como requeijão, coalho, creme cheese, emmenthal, gorgonzola, frescal, cheddar e tantos outros. Depois de passarem por vários testes de qualidades até a sua produção, o produto está pronto para a sua comercialização.

A importância das embalagens

Um fator de relevância e que não pode deixar de ter nos queijos industriais, são as suas embalagens. O rotulo deve conter todos dados exigidos pela legislação vigente como as informações nutricionais e o peso, quando não for pesado à vista do consumidor. O nome do produto deve ser indicado no painel principal, em caracteres destacados.

E para encerrar, O selo de inspeção necessita ser adicionado, obedecendo ao diâmetro, conforme as normas do Ministério da Agricultura. Assim este produto tão consumido em nosso país está apto a ir para as mesas e serem feitos em as mais variadas receitas de cada região.

Compartilhe esse post

Comments 2

  1. Boa noite,

    Gostaria que me ajudassem dando a informação de instituições que oferecem cursos de produção de queijos em MG.

    Desde já grato.

    1. Portal do Queijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *