O mineiro e o queijo

O mineiro e o queijo

Portal do Queijo Curiosidades, Destaque Universo Queijeiro 2 Comments

Você já assistiu ao documentário “O Mineiro e o Queijo”, do cineasta mineiro, Helvécio Ratton? Se a sua resposta foi “não”, venha conosco, pois vamos te contar um pouquinho sobre essa história.

 

Um documentário  político e poético que conta como a técnica de produção artesanal de queijo chegou a Minas no século XVIII, trazida por aventureiros portugueses em busca de ouro.

O filme se passa nas regiões do Serro, Canastra e Alto Paranaíba. Ao longo do documentário podemos acompanhar os depoimentos dos produtores do queijo artesanal, e a dificuldade que eles têm em exportar os queijos devido as leis existentes, que proíbem  essa comercialização do produto fora de Minas Gerais. Ratton percebeu o quanto este patrimônio está sendo ameaçado por esse motivo.

O longa foi muito além das telas, pois sua divulgação ajudou a difundir a causa do Queijo Minas Artesanal e a expor a situação dos pequenos produtores para todo o Brasil e fazendo com que o Ministério da Agricultura flexibilizasse a comercialização do queijo.

Veja aqui o trailer do documentário.

 

Produtor de Queijo Minas artesanal Luciano Machado, região da Canastra

Produtor de Queijo Minas artesanal Luciano Machado, região da Canastra

Produção do Queijo Minas Artesanal

Produção do Queijo Minas Artesanal

 

 

 

 

 

 

 

Sobre Helvécio Ratton

Mineiro de Divinópolis, nascido no dia 14 de maio de 1949,  Ratton é cineasta brasileiro e criador, em parceria com Simone de Magalhães Matos, da produtora de conteúdo audiovisual Quimera Filmes. Diretor, produtor e roteirista de diversos filmes/documentários como, “Menino Maluquinho, o filme” (1995), “Batismo de Sangue” (2006), “O Segredo dos Diamantes” (2014), entre outros grandes sucessos.

 

Quer saber mais sobre o queijo minas artesanal? Confira uma de nossas matérias.

Assista ao documentário e conte pra gente o que você achou, pelo email: redacao@portaldoqueijo.com.br.

Compartilhe esse post

Comments 2

  1. MARAVILHOSO. Enquanto nós os brasileiros pensarmos como colonos da Europa colonos seremos. Os queijos aqui nas Minas e nas Gerais tem qualidades maravilhosas, mas por uma questão cultural dos que tem mando e de quem não entende nada de queijos e sua feitura ficamos nós mineiros presos a manipulação de gente despreparada quanto ao assunto.

    1. Portal do Queijo

      Por isso, nós estamos trabalhando não só com os queijos de Minas, mas também de todo o Brasil.
      O Portal do Queijo agradece pela participação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *