Você sabe o que é Tremruá?

Osvaldo Filho Curiosidades Leave a Comment

Quer aprender mais sobre queijos mineiros? Sabe o que é terroir do queijo? O texto de hoje foi escrito pelo nosso novo colaborador Osvaldo Martins de Barros Filho,  criador do Queijo d’ Alagoa, no interior do estado de Minas Gerais.

Na Europa fala-se muito em terroir (terruá). Terroir é uma palavra francesa que designa ‘uma extensão de terra cultivada’ ou um conjunto das terras exploradas por uma comunidade rural. O significado etimológico é: território. Aprofundando mais um cadinho: todas as características naturais  e interferência humana daquele território ou região.

Como bons mineiros que somos mudamos esta palavra, nada contra o estrangeirismo. E assim, nasceu a palavra: “tremrúa”, com pompa e estrelismo, pelo produtor de queijo no Serro, Tulio Madureira, Queijo do Gir em uma entrevista na Globo.

Osvaldo Martins

Tremruá aqui em Minas Gerais significa: determinado território, ou região de terras, com sua altitude, clima, geologia, ar, água, capim, somados à tradição, ao saber fazer, à cultura, à história daquele local. É o tremruá que torna um queijo único, ímpar e singular. Não só o queijo, mas o azeite e o vinho.

Um queijo feito na Canastra jamais será Araxá. Um queijo feito no Serro, jamais será Salitre. Um queijo feito no Cerrado jamais será Campo das Vertentes. Um queijo feito em Alagoa jamais será Triângulo Mineiro. Justamente porque cada região tem suas características intrínsecas que diferenciam um queijo do outro.

Pasmem! Dentro de um tremruá existem microtremruás. Um queijo artesanal preparado num território de elevada altitude apresenta diferenças no sabor de um queijo preparado num território mais baixo. Não só a altitude, mas são vários os fatores que podem diferenciar os sabores, ou ainda, interferir na maturação. Dependendo da região surge certo tipo de mofo que em outro local não aparece. Tremruá é, realmente, um tesouro de Minas Gerais.

Conheça mais sobre Osvaldo Martins

Bacharel em Direito, bisneto de tropeiro, neto de pecuarista, fundador da “Queijo d’Alagoa-MG”, pioneiro na venda de queijo pela internet, proprietário das vacas Alagoa, França e Paris, garimpa e matura queijos artesanais e escreve ao Portal do Queijo mensalmente.

contato@queijodalagoa.com.br  Insta: @queijodalagoamg

Sobre Osvaldo Filho

Osvaldo FilhoOsvaldo Martins de Barros Filho é bacharel em Direito, bisneto de tropeiro, neto de pecuarista, fundador da "Queijo d'Alagoa-MG", pioneiro na venda de queijo pela internet, proprietário das vacas Alagoa, França e Paris, garimpa e matura queijos artesanais.
E-mail: contato@queijodalagoa.com.br
Instagram: @queijodalagoamg

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *