Maturação especial: conheça o queijo da Serra da Piedade

Mineirinho Curiosidades, Destaque Universo Queijeiro 2 Comments

Queijo da Serra da Piedade _crédito Alexandre Farid

Queijo da Serra da Piedade _crédito Alexandre Farid

Descobrimos recentemente uma história interessante que, claro, tem queijo no meio, e vamos contar para vocês! No Santuário de Nossa Senhora da Piedade, na cidade mineira de Caeté, há fila de espera pelo queijo do falecido Frei Rosário, o queijo da Serra da Piedade. “Trata-se de um queijo curado em ambiente de caverna. A tradição de desenvolver queijos em mosteiros não é exclusividade da Europa”, explica Vani Maria Fonseca Pedrosa, pesquisadora em gastronomia do SENAC em MG, que conversou conosco por telefone.

“Essa história começou há muitos anos quando o frei Rosário Jofylly servia a seus visitantes, entre eles autoridades e políticos, vinho e um queijo que o próprio padre maturava em uma espécie de cave que fica na encosta da ermida”, conta.

Frei Rosário faleceu há 10 anos, mas a procura pelo queijo continuou. “Então, pessoas que trabalhavam com ele se reuniram para continuar a tradição e tem sido assim, desde 2014, quando conseguimos fazer com que os mesmos fungos dos tempos de produção do frei voltassem a morar no espaço de maturação”, destaca Vani.

Mais sobre o queijo frei Rosário

É produzido a partir de queijos artesanais da Serra do Salitre, um fornecedor entrega o produto ainda jovem e em Caeté é feita a cura que confere a este características ímpares, completamente distintas do original. O processo de maturação é bem simples. O segredo está no clima e na microflora e microfauna da localidade. Por causa da altitude, a região está, a maior parte do tempo, envolta por uma tênue neblina, ou até mesmo entre ou sobre as nuvens.

O queijo fica 60 dias em um cômodo rústico construído embaixo de uma grande pedra. Todas as manhãs as prateleiras são limpas com vinagre e os panos sobre elas são trocados. Durante esse tempo o queijo nunca é lavado. Deixa-se formar uma “casca natural” composta principalmente por fungos.

Segundo mestres queijeiros o queijo da Serra da Piedade é único, com uma identidade própria da região por conta da umidade muito alta e do frio. Tem uma massa macia e úmida, com uma lasca bem rugosa (sua aparência não é nada atraente), com sabor intenso, ligeiramente ácido, mas que não incomoda o paladar, pelo contrário, faz com que seja daqueles queijos marcantes que você quer mais um pedacinho!

Compartilhe esse post

Comments 2

    1. Mineirinho Post
      Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *