Queijo e colesterol sem mistério!

Raphaella Cordeiro Destaque, Destaque Saúde, Saúde Leave a Comment

Queijo e colesterol sem mistério

Queijo e colesterol sem mistério

O tema queijo e colesterol já foi  tratado aqui no Portal anteriormente, mas como alguns leitores seguem com dúvidas, vamos seguir esclarecendo por aqui:

– Qual a influência do consumo de queijos na dieta para números do colesterol? (Ele aumenta/diminui/estabiliza?) O queijo é uma fonte natural de colesterol por ser de origem animal. Ele só não seria se fosse feito através de leite desnatado, o que não é o caso da maioria dos queijos. Portanto, ele pode sim aumentar o colesterol sanguíneo, desde que haja consumo em excesso, ou se a pessoa já for pré-disposta. Sendo o caso, precisa ter ainda mais cuidado com a quantidade e frequência de ingestão.

 Qual o conceito e como o colesterol é produzido? O colesterol, uma gordura essencial existente no nosso organismo, tem duas origens: uma parte produzida pelo próprio organismo, em particular o fígado, e outra parte obtida através da alimentação, em particular pela ingestão de produtos animais, como carne, ovos e produtos lácteos.

O organismo necessita de colesterol para produzir as membranas (paredes) celulares, hormônios, vitamina D e ácidos biliares, porém, o nosso organismo necessita apenas uma pequena quantidade de colesterol para satisfazer as suas necessidades. Portanto, o excesso de colesterol que é problemático para a saúde cardiovascular, pois ele é necessário ao bom funcionamento do organismo mas também muito danoso caso este fora dos níveis normais.

– Qual o queijo mais indicado para quem tem colesterol alto?  Queijos mais brancos, como frescal, e melhor ainda é o queijo cottage, pois é o mais magrinho de todos!

– Qual o queijo com mais nutrientes? Todos os queijos possuem nutrientes importantes para manter o bom funcionamento do organismo, dentre estes nutrientes os que mais se destacam são a proteína (de alto valor biológico), cálcio, fósforo, sódio (e pode ter muuuuuito), vitamina A, vitamina B12.

– Qual o queijo mais calórico no mercado? O queijo catupiry, o cheddar, parmesão, prato e provolone estão entre os queijos mais calóricos e ricos em gorduras ruins que podem aumentar os níveis de colesterol sanguíneo.

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *