Queijo é o alimento perfeito para harmonizar com as cervejas American Barley Wine

Ana Komar Destaque, Harmonização, Queijo e Cerveja Leave a Comment

Queijo é o alimento perfeito para harmonizar com as cervejas American Barley Wine

Queijo é o alimento perfeito para harmonizar com as cervejas American Barley Wine

Para começar nossa conversa sobre essa harmonização, vou explicar melhor sobre esse estilo de cerveja. A American Barley Wine é uma cerveja com rica complexidade de aromas e sabores, é uma versão americana bem lupulada da mais rica e forte das ales inglesas. Esse estilo, de maneira geral, apresenta cervejas maturadas, com sabor marcante, uma sensação macia de álcool envelhecido, corpo alto, lúpulo evidente como um todo, porém em equilíbrio com o dulçor do malte. Essa cerveja é uma excelente opção para acompanhar um bom queijo, de preferências os azuis.

Mas essa não é simplesmente uma escolha minha, embora já tenha provado e comprovado que esse casamento é perfeito, essa é uma indicação de Garret Oliver, maior autoridade em cerveja dos Estados Unidos e mestre cervejeiro da renomada Brooklyn Brewery, em seu livro A Mesa do Mestre Cervejeiro.

Segundo Oliver as American Barley Wine, apresentam equilíbrio entre a doçura e amargor do lúpulo e as opções mais doces combinam bem com queijos azuis fortes. Oliver inclusive cita algumas marcas americanas que são que são excelentes produtoras de queijos azuis, como a Bingham, que produz o Rustic Blue; a Point Reyes Farmstead, que fabrica o Original Blue, e a Great Hill Dairy, que faz o Great Hill Blue. Essas opções, quando jovens, são pungentes, como o Stilton, e após maturados, apresentam na língua uma “queimação”, similar ao Roquefort. Para Oliver, as cervejas American Baley Wine são suficientemente fortes para lidar com esses queijos, envolvendo com a doçura do malte, o bolor arrojado, absorvendo a gordura com a carbonatação e, depois, explodindo no paladar. Queijos Stilton e Gorgonzola também são ótimas harmonizações para essas cervejas.

Se você não conhece as cervejas do estilo American Barley Wine, Oliver cita ótimas opções de cervejarias americanas, são elas:  Sierra Nevada, Brooklyn, Anchor e Rogue. Na compra de qualquer uma dessas marcas estará fazendo uma bela escolha, com garantia de muito sabor e extrema qualidade.

Agora é só colocar essa harmonização em prática e contar para a gente o que você achou.

Até a próxima!

Fonte: A Mesa do Mestre Cervejeiro, de Garret Oliver.

Sobre Ana Komar

Ana KomarJornalista, atua há 2 anos como analista de conteúdo no Clube do Malte, responsável pelo Blog e revista Cerveja de Todos os Jeitos. Apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *