Caraça - crédito Rafaela Rezende

Queijo Minas Artesanal do Caraça

Rafaela Rezende Consumidor, Destaque Universo Queijeiro Leave a Comment

No último fim de semana de junho, estive em Catas Altas a convite do Circuitos Turismo e fui conhecer o Santuário do Caraça. Um lugar mágico, maravilhoso, cercado de histórias mineiras e que fica no meio de uma floresta preservada.

Lá conheci um queijo feito na região, o Queijo do Caraça. Ele é produzido na Fazenda do Engenho a partir de leite cru, coalho, sal e pingo (fermento natural). Os queijos produzidos são do tipo meia cura e curado. Parte da produção deste queijo é para abastecer o hotel, padaria e restaurante que existem no Santuário. Outra parte é destinada à venda para os visitantes.

O queijo tem sabor característico, casca amarela, lisa e sem mofo. A massa é macia, gordurosa e apresenta uma leve acidez. O processo de cura dura cerca de 3 semanas e o queijo pesa cerca de 900 gramas a um quilo.

Caraça - crédito Rafaela Rezende

Caraça – crédito Rafaela Rezende

Na região, há outros produtores que fazem este queijo e eles estão buscando reconhecer a região Entre Serras como uma nova denominação de origem. Técnicos da EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) e do Instituto Mineiro da Agropecuária (IMA) já visitaram o santuário para a definição das características dessa provável nova região. O estudo ainda está no início, mas em breve Minas Gerais terá mais uma região queijeira.

Sobre Rafaela Rezende

Rafaela RezendeMineira, Engenheira de Alimentos, Sommelière de Cerveja, curiosa e inquieta. Sou apaixonada por gastronomia e fã confessa de produtos artesanais. Criei o Blog Cerveja, Café e Queijo para compartilhar sabores, experiências, valorizar os produtos locais e dar dicas para aqueles, que assim como eu, amam este universo.
E-mail: cervejacafeequeijo@gmail.com

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *