Armazenar cerveja

3 dicas para armazenar e conservar a cerveja da forma correta

Ana Komar Destaque Universo Queijeiro, Dicas Leave a Comment

Você que é queijólatra como nós e adora combinar aquela cervejinha gelada em pratos e petiscos vai aprender como armazenar a bebida para que essa combinação fique perfeita!

Talvez possa até parecer óbvio, mas para se preservar a qualidade da cerveja e aproveitar tudo o que ela tem a oferecer ao máximo, a maneira como deve armazená-la e conservá-la é muito importante.  O modo como a garrafa é posicionada, a incidência de luz e a temperatura podem interferir diretamente nas características e sabor da cerveja.

Veja aqui 3 dicas para manter as suas cervejas sempre bem armazenadas e na temperatura ideal para servir.

1 – Onde armazenar? – Se você não vai colocar suas garrafas imediatamente no refrigerador o ideal é que as deixe guardadas em um local de sombra, a incidência de luz pode modificar o amargor da cerveja. Isso ocorre porque o lúpulo, ingrediente responsável pelo amargor da bebida, é muito sensível a luz. Se a cerveja ficar exposta aos raios ultravioletas ou iluminação artificial, pode ocorrer reações químicas que liberarão radicais livres, afetando no sabor da bebida. Além de provocar outros problemas, como oxidação e envelhecimento da cerveja.

2 – Como posicionar a garrafa? – Diferente do vinho, a garrafa de cerveja não deve ser armazenada deitada, mas sim na posição vertical, de pé. Isso evita o contato com o ar, que fica na superfície, e que pode oxidar a cerveja. E também não é recomendado o contato da cerveja com a tampa. Exceto as cervejas de guarda com rolhas de cortiça, que podem ser guardadas deitadas.

3 – Qual a temperatura correta? – Cada estilo de cerveja pede uma temperatura diferente e a principal dica é de que quanto menos alcoólica e mais leve for o estilo da cerveja, mais fresca ela deve estar, e quanto mais alcoólica e encorpada, mais morna ela deve estar. As cervejas especiais devem ser degustadas em temperaturas que variam entre 3ºC e 15ºC. A dica é que sempre deixe suas cervejas gelando na geladeira, jamais no congelador. Se quiser conferir mais detalhes sobre a temperatura ideal para servir cada estilo de cerveja, no Blog do Clube do Malte temos um post explicando tudinho, confira aqui!

Agora é só colocar em prática e apreciar ainda mais suas cervejas especiais!

Quer saber tudo sobre cervejas? Acesse o Blog Cerveja de Todos os Jeitos, do Clube do Malte, e fique por dentro de tudo sobre o universo cervejeiro!

 

Sobre Ana Komar

Ana KomarJornalista, atua há 2 anos como analista de conteúdo no Clube do Malte, responsável pelo Blog e revista Cerveja de Todos os Jeitos. Apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *