O guia para cortar o queijo – 3

Depois de saber qual faca usar e como cortar, vamos aprender como servir da melhor maneira cada tipo de queijo.

Receber os amigos em casa, degustar um bom vinho com uma boa variedade de queijos é algo bem tentador né? Com diversas combinações, caprichar na apresentação é um dos principais quesitos na hora de montar uma boa tábua de queijos.

Na terceira etapa do nosso guia para cortar o queijo (confira as anteriores aqui e aqui) vamos aprender a montar uma tábua, como organizar e decorar de maneira harmoniosa e que fique muito bem aproveitada. Vamos lá?

 

O GUIA DO CORTE DO QUEIJO

 

O primeiro passo é a escolha de quais tipos de queijo você deseja servir, são diversas opções, maturados, leves, azuis, firmes… O ideal é escolher um tipo de cada variedade e alternar o leite de origem, ovelha, cabra e vaca.

Depois de escolher os queijos a serem servidos, também é necessário escolher os acompanhamentos que além de deixar à tábua mais interessante a apreciação é muito saborosa.

 

Quando for servir o queijo, a primeira coisa a ser feita é retirar o produto do refrigera mento. O ideal é entre trinta minutos à uma hora antes de servir. Isso contribui para preservar o sabor e textura ao original.

O ideal é ficar atento as temperaturas locais, pois em um dia de calor por exemplo, 15 minutos fora da geladeira são o suficiente para o queijo se adaptar.

A quantidade ideal para cada pessoa é entre 150 g a 200 gramas.

A próxima etapa é cortar o queijo com a faca apropriada e no formato ideal.

Para servir é interessante dispor os queijos em uma tábua de madeira ou bandeja. Quanto à organização, deve-se sugerir uma ordem de degustação, dos suaves para os mais marcantes, para não interferir nos sabores.

Em seguida, basta adicionar os complementos na tábua e encontrar a bebida ideal para acompanhar. Quem sabe um bom vinho para acompanhar esse momento de apreciação? Confira as nossas sugestões de harmonização!

 

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *