Dicas de harmonização de queijos com molhos

Portal do Queijo Gastronomia, Harmonização, Página Inicial 2 Comments

 

Um dos alimentos mais cultuados e conhecidos na gastronomia mundial, o queijo além de histórias, possui também aromas, sabores e receitas particulares de cada região espalhadas pelo mundo.

São poucos os que resistem a um bom prato ou uma boa fatia de queijo. Sempre terá um tipo especial, maturado ou fresco, de massa mole ou dura, com pontinhos de mofo, ou com alguma

Mauro Gualberto idealizador dos molhos. Foto de Jair Amaral/ EM.

bactéria para aguçar ou agradar um determinado paladar.

Hoje vamos falar de molhos que combinam com queijos e, para isso, conversamos com o chef Mauro Gualberto, especialista em culinária mineira.

Ele criou uma linha de molhos agridoces que harmonizam com queijos. São molhos de morango, jabuticaba, cebola, maracujá, abacaxi, chocolate, açaí e manga. Todos eles possuem pimenta, uns mais suaves e outros mais picantes, para dar aquela realçada no paladar.

 

Foto de Mauro Gualberto

Segundo o chef Mauro os queijos leves tipo minas frescal, ricotas, mussarela de búfalo harmonizam com os molhos agridoce frutado de abacaxi, maracujá e jabuticaba. Já os queijos tipo gorgonzola, curados maduros, parmesão e provolone combinam com os molhos agridoce pimenta picante e cebola. E os queijos cozidos tipo prato, emental e gruierre se adequam aos molhos agridoces de morango, açaí, manga e chocolate. 

 

Mas nesse leque de opções, qual escolher primeiro? Uma dica é combinar o queijo e o molho certo de acordo com o seu paladar.

E você, tem alguma sugestão? Mande pra gente. Se provar algo nesse sentido, compartilhe em nossas redes sociais

Compartilhe esse post

Comments 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *