Queijo e cachaça. Fonte GQ.

Será que dá para combinar queijo e cachaça?

Portal do Queijo Dicas, Gastronomia, Harmonização, Página Inicial 2 Comments

Se você pensou que somente vinhos, cafés e cervejas são ideais para combinar com queijos se enganou! Vamos te mostrar que os queijos também podem ser harmonizados com cachaça.

Quando se falam em queijos para degustação, sempre existirá uma lógica para ser seguida e tudo começa desde a escolha do produto onde se leva em conta a forma de guardar a cachaça, se é em madeira ou barril.  Se você for pela acidez, tanto a cachaças e queijos mais ácidos ficam bem juntos, ou seja, cachaça mais acida combina com queijo mais ácido.

Por exemplo, os  queijos de cabras, combinam com cachaça branca, que contém um pouco mais de acidez.  Em uma mesma linha, o queijo coalho, que é tem uma taxa maior de sal e um pouco mais acido, pareia bem com a cachaça branca, levemente resfriada, que diminui um pouco a acidez.

Sugestões para harmonização

Para uma boa harmonização, os degustadores devem seguir as recomendações e assim, garantir sucesso na hora do consumo. Por exemplo, a dupla de queijo e cachaça deve ser complementar ou oposta.

Cachaça e queijo. Fonte travelpedia

Cachaça e queijo. Fonte travelpedia

Uma das coisas que os experimentadores devem reparar é na textura do queijo, pois servirá de parâmetro para a “caninha”.

Para os apreciadores de queijos de massa moles (meia cura) a dica é usar cachaças brancas, mais neutras. Já os queijos azuis, caem bem com pingas envelhecidas em madeiras com jequitibá e o amendoim, pois reduz a acidez.

Os queijos mais duros e não muito salgados exigem cachaças envelhecidas, já os cremosos e gordurosos combinam com cachaças brancas e acidas. Os curados harmonizam com cachaças envelhecidas tipo Reserva Especial. Para quem prefere uma pinga com notas mais adocicadas, envelhecidas em amburana ou bálsamo, combinam com os queijos de fungo azul.

Recomendações

Queijo e cachaça. Fonte travelpedia

Queijo e cachaça. Fonte travelpedia

Se você deseja realizar uma noite de harmonização de queijos e cachaças com os seus amigos, recomendamos também os queijos frescal, pois eles são os mais indicados, combinando com cachaças levemente resfriadas.

Para aquela deliciosa sobremesa, você pode usar o tradicional queijo com goiabada junto com uma cachaça envelhecida em amburana, que contém notas de canela.

 

Lembre-se

Entre uma dose de pinga e um pedaço de queijo sugerimos que você limpe o seu paladar. A língua estando limpa vai facilitar na identificação dos sabores do queijo e da cachaça. Apesar do álcool da bebida ser um aliado, ele não resolve por completo. O alto teor alcoólico ajuda a limpar o palato entre uma prova e outra. Mas, apesar disso, a cachaça possui sabores e aromas que podem interferir na degustação. É preciso água em abundância para complementar esse intervalo.

E ai, você gostou da nossa dica? Harmonize sem exageros. Se você tem uma dica de harmonização com queijos envie para nós.

Compartilhe esse post

Comments 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *