Quer aprender a fazer pão de queijo? Confira dicas de experts no assunto!

Portal do Queijo Destaque Gastronomia, Gastronomia Leave a Comment

Pão de queijooo

Pão de queijooo

Como fazer um saboroso pão de queijo? Que tipo de queijo usar? Qual o ovo ideal para adicionar à massa? O espaçamento ideal na bandeja na hora de assar? Vem comigo que te ensino o que aprendi sobre o pão de queijo.

Já falamos sobre a história dessa deliciosa iguaria aqui e para falar um pouco mais sobre como fazer o pão de queijo, conversei com  alguns especialistas no assunto para nos contar seus segredos.

Separar os ingredientes antes do preparo

A Camila Orquiza é um deles. Ela trabalha com a fabricação de pão de queijo, consultorias e jantares em casa. Segundo Camila, para iniciar o preparo do pão de queijo o ideal é deixar todos os ingredientes separados. O queijo já deve estar ralado, os líquidos devem estar juntos em uma leiteira prontos para serem esquentados e quando, começarem a ferver devem ser retirados. Aí entra o polvilho. Que deve ser acrescentado aos poucos, sempre mexendo com uma colher de pau.

Camila Orquiza

Camila Orquiza

Ela deu uma dica importante sobre o polvilho: “É importante esquentar bem os líquidos para uma melhor expansão. E na escolha do polvilho vai depender do paladar da pessoa. O polvilho doce deixa buraquinhos na massa e uma casca macia. Já o polvilho azedo deixa a casca e o miolo do alimento oco”. Ela sugere que o ideal seja mesclar os polvilhos na hora da fabricação, para se ter uma massa mais furadinha e a casca mais crocante!

Após a massa esfriar, deve-se sová-la com as mãos por mais três minutos até que se torne uma massa uniforme. Em seguida, basta acrescentar os ovos e, por último, o queijo. “Para formar as bolinhas a pessoa deverá umedecer as mãos com óleo, usando um espaçamento de três centímetros e levar a uma forma a uma temperatura de 180º por 30 minutos. A massa do pão de queijo pode ser refrigerada por até três dias”, completa.

Ingredientes de primeira qualidade
Maria Dalva Couto Mendonça / Crédito: Carol Reis

Maria Dalva Couto Mendonça / Crédito: Carol Reis

A mineira Maria Dalva Couto Mendonça, mais conhecida como Dona Dalva, que já traçamos o perfil por aqui sempre fez sucesso com sua receita caseira de pão de queijo e nos conta qual o segredo do melhor pão de queijo. “É necessário matérias-primas de primeira qualidade – polvilho, queijo, manteiga, leite, ovos e sal”, destaca.

“Também é preciso seguir corretamente o modo de fazer, não ‘pular’ as etapas. E, ao final, ter cuidado com o assamento, porque se o forno usado não for apropriado ou estiver muito quente ou frio, o produto não atingirá a forma adequada”, completa Dona Dalva.

Outro especialista que conversou conosco é Mário Santiago, co-fundador d´A Pão de Queijaria, casa especializada nessa tradicional iguaria mineira e localizada em Belo Horizonte.  Segundo Mário, o segredo de um pão de queijo gostoso é saber escolher os ingredientes. E das matérias primas, a mais importante é o queijo. Mário sugere que as pessoas comprem um queijo artesanal de leite cru, entre 20 ou 30 dias de maturação – quando começa a ficar amarelinho por fora. Ele recomenda os tipos Canastra, Araxá e Salitre.  “Cada região tem acesso ao queijo fabricado em sua cidade. Se for um queijo de leite cru, com certeza sairá um bom pão de queijo”, diz.

Outra dica importante é a qualidade dos ovos que, segundo Mário, a opção caipira dá um toque especial à massa. Ele sugere também que a gordura seja substituída por manteiga, que propicia um sabor bem equilibrado e mais lácteo. “O escaldo é algo importantíssimo, pois isso faz com que o polvilho libere a ‘goma’ para deixar o pão de queijo macio. O polvilho azedo ou doce não interfere muito no sabor. Isso depende da região onde é feito a iguaria”, salienta.

Na hora de congelar a massa, Mário recomenda que, ao invés de levá-la ao freezer assim que finalizar o processo, que ela seja pré-assada para que ela possa crescer a quantidade ideal.

Sobre Portal do Queijo

Portal do QueijoHá mais de 20 anos de mercado, Lorenza Coelho, onde passou por todos os tipos de veículos de comunicação. Atualmente, dirige uma empresa de comunicação (www.leccomunica.com.br) onde trabalha com diversos estabelecimentos gastronômicos e convive diariamente com chefs. Nascida em Congonhas/MG, não tem como amar o queijo. Por onde passa, gosta de conhecer e apreciar essa iguaria.

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *