Cerveja e queijo: confira quatro excelentes harmonizações

Ana Komar Destaque Gastronomia, Gastronomia, Harmonização, Queijo e Cerveja Leave a Comment

Cerveja e queijo confira quatro excelentes harmonizações

Cerveja e queijo em quatro excelentes harmonizações

Considerada uma bebida versátil, a cerveja é tão interessante quanto o vinho quando o assunto é harmonização com queijo. São inúmeros estilos de cerveja que combinam muito bem com os diversos tipos de queijos.

Hoje preparei três boas harmonizações para você colocar em prática e apreciar essas duas maravilhas gastronômicas juntas. Mas antes de partir para as dicas de hoje, vale a pena você conferir outro artigo que já publicamos aqui no portal. Nele explico por que a harmonização de cerveja e queijo é tão bem sucedida!

Quatro harmonizações de cerveja e queijo

Queijos de cabra – Os queijos feitos a partir do leite de cabra apresentam paladar mais ácido e por semelhança combinam bem com cervejas do tipo weissbier, witbier e saison.

Cervejas sugeridas: Hoegaarden, Baladin Wayan, La Trappe Witbier, Damm Estrella Inedit.

Queijos semi macios (Asiago, Colonial) – Para os queijos semi macios a harmonização com a cerveja fica por conta das Pale Ales, americanas e inglesas e também as Lagers mais encorpadas.

Cervejas sugeridas: To Øl Reparationsbajer, Sierra Nevada Pale Ale, Anchor Liberty Ale, Coopers Original Pale Ale, Wells Bombardier.

Queijos duros (Emmentaler, Mimolette, Cheddar) – Muito gordurosos e salgados, os queijos duros são ideais com cervejas de alto teor alcoólico e bem encorpadas. As mais adocicadas harmonizam por contraste. Já as tostadas, casam bem pela combinação com o sabor salgado do queijo. E há ainda as lupuladas, que carregam a função de limpar o paladar da intensidade de gordura do queijo.

Cervejas sugeridas: Achel Blond, Belhaven Scottish Stout, Guinness, Gouden Carolus Cuvee Van de Keizer Blauw, Eggenberg Doppelbock.

Queijos azuis (Roquefort, Gorgonzola, Stilton) – São queijos de sabor intenso, salgados e bem gordurosos. Para uma boa harmonização, o ideal são cervejas com doçura, para equilibrar com o salgado e álcool ou amargor para limpar o paladar. Os tipos Porter, Tripel, Barley Wine, Stout, Strong Golden Ale e Belgian Strong Ale, combinam perfeitamente com os queijos azuis.

Cervejas sugeridas: Westmalle Tripel, Colorado Demoiselle, Chimay Cinq Cent, Tripel Karmeliet, Rochefort 10.

Esses e outros rótulos das melhores cervejas do Brasil e do mundo, você pode conferir no site do Clube do Malte.

Quer saber tudo sobre cervejas? Acesse o Blog Cerveja de Todos os Jeitos, do Clube do Malte, e fique por dentro de tudo sobre o universo cervejeiro!

Sobre Ana Komar

Ana KomarJornalista, atua há 2 anos como analista de conteúdo no Clube do Malte, responsável pelo Blog e revista Cerveja de Todos os Jeitos. Apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *