Sugestão: Queijo Canastra

Ana Borges Harmonização Leave a Comment

Às vezes provamos um vinho em um restaurante e adoramos, mas depois, provando este mesmo vinho em casa este não está mais tão bacana. O que aconteceu? O sommelier nos enganou? O vinho está ruim?

 

Muitas vezes, o que acontece é que a combinação do vinho com os alimentos não está adequada. E o que eu quero dizer por isso? Lembrando das aulas de química da escola, existem elementos químicos que não se dão muito bem, assim como as pessoas.

 

Vejo muita gente dizer que a harmonização é frescura, que gosto cada um tem um seu, mas não é bem assim. Basta lembrar do brigadeiro (doce) com a coca cola (ácida), que deixa um gosto azedo horrível na boca (mas sempre vai ter alguém que gosta…).

 

Pensando em tornar a vida de todos mais saborosa, começo hoje a sugerir harmonizações entre queijos e vinhos. E para inaugurar minhas contribuições para o Portal do Queijo e como boa mineira, pensei em apresentar uma harmonização bem mineira! Queijo da Canastra com um vinho de Minas Gerais!

 

Eu costumo comprar muito o canastra da região de São Roque, que acho mais cremoso e que consigo curar bem em casa. Como é um queijo de sabores mais fortes, que quando curado chega a ser picante, indicaria um vinho igualmente forte e picante para poder harmonizar por semelhança, e uma boa acidez, para limpar o paladar e tornar o queijo mais saboroso.

 

Minha sugestão fica com o Dom de Minas Cabernet Franc. Produzido em Cordislândia pela Luiz Porto, é um vinho de corpo mais leve, com taninos firmes porém maduros, com aromas de frutas vermelhas e um toque de especiarias. Isso complementa muito bem o gosto levemente picante de um canastra curado.

Sobre Ana Borges

Mineira de BH, Analu Borges trabalha com alimentação há mais de 20 anos em restaurantes de vários lugares do Brasil e do mundo, e atua hoje como consultora e professora. Formada em Gastronomia, descobriu que sua real paixão eram as bebidas e suas harmonizações, então se especializou com mestrado em Enologia na Espanha e curso de Sommelier de Cervejas pela Academia da Cerveja de MG.

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *