Queijo Gorgonzola e Irish Stout

Zito Cavalcante Harmonização Leave a Comment

 

O queijo gorgonzola é originário da comuna Gorgonzola na Itália.

Classificado como queijo azul é um queijo com grande maciez, e forte sabor característico originário da injeção de fungos.

Apesar de ser um queijo intenso, dividindo opinião dos consumidores, o gorgonzola é o terceiro queijo mais consumido na Itália. E aqui vamos harmonizá-lo com cerveja.

O queijo gorgonzola evolui rapidamente. Após a injeção de fungos há em média a espera de 25 dias até que seja embalado. Para termos o queijo com características mais suaves – ideal para as irish stouts – prefira os que tem em média 50 dias de fabricação – contando os 25 antes da data impressa na embalagem. Gorgonzolas mais jovens são amargos, e os mais próximos do vencimento podem trazer um aroma alcoólico.
CERVEJA
As cervejas do estilo stout (Lê-se “stáut”) nasceram na irlanda variando as cervejas do estilo Porter (que falaremos sobre em outro post).

As porters comuns nos portos tinham característica mais adocicada não agradando alguns trabalhadores. A partir disso criaram a stout, uma cerveja preta com mais característica de torrefação, trazendo o café, o cacau, e até um certo defumado. Existem alguns estilos de stout, hoje trabalharemos com a irish stout.

Mesmo sendo menos adocicadas que as porters, as stouts ainda mantém um adocicado característico e um ótimo veículo para ervas e especiarias refrescantes, e queijos azuis. Acompanhado de mel, geleia de frutas, e uma bela stout, a harmonização é certeira. Por conta disso, é um queijo que muito bem harmoniza com fruit beers – que também falaremos mais sobre em breve.

 

HARMONIZAÇÃO

Prato: Risoto de gorgonzola com Geleia de jabuticaba.

Cerveja: Irish Stout

 

Ingredientes:

1/2 cebola muito bem picada na faca;

60gr de manteiga;

100gr de arroz arbóreo ou carnaroli;

1 dose de vinho branco;

1L de caldo de legumes;

250gr de gorgonzola;

Sal quanto baste;

Geleia de jabuticaba quanto baste;

 

Modo de preparo:

Refogue a cebola e acrescente o arroz. Refogue até que esquente por igual – macete: o ponto para acrescentar o vinho é quando encostamos a mão e não conseguimos manter.

Acrescente o vinho, mexa para que o alcool evapore. Aos poucos ponha o caldo até que fique ao dente. Assim que estive no ponto, desligue o fogo e “manteque”. Acrescente a manteiga, o queijo, e mexa até que derretam.

Ajuste o sal e coloque a geleia por cima a gosto.

Acompanhe com uma bela Irish Stout a 13 ºC

 

P.S.: As receitas são guias; cada marca de arroz, cada marca e data de queijo, cada vinho branco, é uma situação diferente. Aprendam a ajustar seus gostos e aperfeiçoar os processos.

 

Bom apetite e Cheers!

 

Confira também a harmonização com a Salada Caprese Mineira.

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *