Dicas de harmonização de queijo com chocolate

Portal do Queijo Dicas, Harmonização, Página Inicial 0 Comments

Quem disse que não existe harmonização entre queijo e chocolate? Apesar de tão distintos, combinar queijos com chocolates é um hábito que está virando moda entre grandes chefs e cozinheiros. Há quem ainda faça careta ao ver esses dois dividindo a mesma mesa, mas, acredite se puder, quando estão juntos no paladar, parece que nasceram um para o outro. Os queijos com chocolates formam uma boa parceria, sendo necessário apenas saber harmonizar cada um, de acordo com suas características.

Já imaginou montar uma noite de degustação de queijos com chocolates? Se essa ideia ainda não passou pela sua cabeça, saiba que poderá perder uma grande oportunidade de impressionar seus amigos e agradar diversos paladares por aí. Para começar, selecionamos algumas dicas sobre como harmonizar nossos queridos queijos com chocolates. Temos certeza que essa harmonização vai deixar muita gente com água na boca!

Chocolate meio amargo/ao leite

Os queijos com sabores mais ácidos como os de cabra, ovelha e até o queijo da Canastra, são excelentes opções para os chocolates meio amargos e acompanham bem também os ao leite. Outra opção que combina com o chocolate meio amargo é o queijo de mofo branco. Você já deve ter experimentado por aí um Brie ou Camembert, então sabe que seus sabores delicados e marcantes são tudo que este chocolate precisa. Uma dica é complementar com morangos frescos para potencializar a degustação.

Chocolate amargo/puro cacau

Os ilustres chocolates amargos, conhecidos pela sua personalidade forte, são amigos inseparáveis dos queijos azuis, incluindo o Gorgonzola ou Roquefort. Esta combinação dá certo, graças aos aromas intensos que são ainda mais elevados na presença deste chocolate.

Trufas

As trufas não poderiam ficar de fora desta seleção.  Juntos, estes dois formam um belo  e saboroso casal. O mesmo vale para os chocolates caramelizados, sendo uma boa opção para combiná-los com os queijos mais leves.

Como mostramos, os queijos com chocolates formam uma boa parceria, sorte nossa conseguir aproveitar suas características em uma mesma mesa.  Já falamos de outro tradicional doce aqui: o brigadeiro de queijo.

Conhece algum outro doce que fica delicioso com queijos? Então conte para gente a sua opinião para o e-mail: redacao@portaldoqueijo.com.br.

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *