As melhores dicas para não errar na hora de harmonizar cerveja e queijo

Ana Komar Destaque Gastronomia, Gastronomia, Queijo e Cerveja 2 Comments

Com tantas possibilidades, é preciso ter cuidado na hora de montar a sua tábua e não errar na hora de harmonizar cerveja e queijo. Confira as dicas que preparamos para você mandar bem na harmonização.

  • O ideal é iniciar a degustação com a cerveja, que prepara a boca. Em seguida, vem o queijo e novamente a cerveja para fechar o ciclo, ou abrir um novo.
  • A água deve estar sempre presente durante a degustação. Ela será muito útil para limpar o paladar e amenizar o álcool.
  • Cervejas leves combinam com queijos frescos como ricota, feta, mozarela, que são tão leves quanto elas.
    Clube do Malte

    Clube do Malte

  • As cervejas escuras, do tipo Dunkel, Porter e Stout, são bem harmonizadas com queijos duros como, grana padamo, parmesão e pecorino.
  • As famosas cervejas de trigos são ideais para harmonizar com queijos como o boursin, ricota, cottage, cream cheese e feta. Também os com casca natural como o chabichou e crotin de chavignol e os semimacios como chevrotin, roblochon e saint-paulin.
  • Queijos defumados têm sabores complexos e combinam muito bem com cervejas do mesmo tipo, ou seja, produzidas a partir de maltes defumados.
  • Já os queijos do tipo branco mole como o brie, camembert e sharpham, são queijos que combinam muito bem com geleias e por isso casam perfeitamente com as cervejas dos tipos Fruit Beer, Lambic, Weissbier, Witbier e Saison.

Quer conhecer as melhores cervejas do Brasil e do mundo? Acesse nosso site aqui e confira!

Quer saber tudo sobre cervejas? Acesse o Blog Cerveja de Todos os Jeitos, do Clube do Malte, e fique por dentro de tudo sobre o universo cervejeiro!

Sobre Ana Komar

Ana KomarJornalista, atua há 2 anos como analista de conteúdo no Clube do Malte, responsável pelo Blog e revista Cerveja de Todos os Jeitos. Apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Compartilhe esse post

Comments 2

    1. Mineirinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *