cerveja para iniciantes

5 cervejas para iniciantes

Ana Komar Patrocinado, Queijo e Cerveja Leave a Comment

Para o post de hoje, aqui na coluna do Blog do Clube do Malte no Portal, resolvi separar 5 cervejas ideias para quem está começando agora no universo das artesanais. Em posts anteriores já falamos sobre algumas harmonizações de cerveja e queijo, mas se você não conhece muito bem o universo das cervejas artesanais/especiais, esse é o post ideal para começar as suas degustações e posteriormente, suas harmonizações.

Os estilos variam muito em suas características e, para quem está começando, é um tanto quanto confuso mesmo. Para você começar a degustar cervejas especiais sem erros confira esse guia rápido com os melhores estilos de cervejas para iniciantes.

Cervejas Pilsen – German Pilsen ou Bohemian Pilsner, as verdadeiras Pilsen são maltadas, com notas abiscoitadas (lembrando pão). Possui um amargor um pouco mais pronunciado, mas ainda fácil de beber e muito saborosa.

Rótulo indicado: Primator Premium

Queijo para harmonizar: Ricota e Queijo Minas.

Cervejas Weizen ou Weiss– Esse é um estilo típico alemão. Apresenta aromas de banana e cravo, embora nem um, nem o outro sejam utilizados na receita, esse aroma é resultado de sua fermentação com uma levedura ALE. Encorpada, cremosa e muito saborosa, é uma ótima cerveja de entrada. Por não ser uma cerveja muito amarga é de fácil adaptação ao paladar do de quem está começando.

Rótulo indicado: Paulaner Hefe Weiss

Queijo para harmonizar:. Boursin, Ricota, Cottage e Feta.

Cervejas Witbier – Essa é uma cerveja clássica belga. Possui adição de casca de laranja e coentro, o que oferece um aroma cítrico e um paladar leve, super fácil de beber e perceber as especiarias. E uma ótima opção de cerveja para iniciantes entrarem no mundo das cervejas belgas, que geralmente usam condimentos ou especiarias em suas receitas.

Rótulo indicado: Bierland Witbier

Queijo para harmonizar:  Brie, Camembert e Sharpham

Cervejas Apa – Essa é uma opção um pouco mais amarga, para quem já está querendo conhecer um pouco mais do mundo do lúpulo. Esse estilo oferece aromas cítricos, com um corpo médio, bastante balanceado. O amargor se equilibra com o dulçor, proporcionando uma cerveja muito fácil de beber.

Rótulo indicado: Anchor Liberty Ale

Queijo para harmonizar: Queijo Suiço e Emmental.

Cervejas Porter – Cervejas torradas e escuras. As Porters tendem a ser menos torradas e amargas que as stouts, mas não são adocicadas igual uma malzbier! A cerveja oferece notas de chocolate e/ou café que são facilmente encontradas tanto no aroma quanto no sabor. As Porters são cervejas saborosas e aveludadas, ótima opção para acompanhar sobremesas.

Rótulo indicado: Fuller”s London Porter

Queijo para harmonizar: Grana Padamo, Parmesão e Pecorino.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os estilos de cerveja para iniciantes, é hora de partir para o próximo passo, a degustação!

E se você já é expert em cervejas especiais indicamos que confira nossos outros posts aqui no Portal, sobre harmonização com queijos, com ela sua experiência com queijo e com cervejas, ficará ainda melhor

 

Quer saber tudo sobre cervejas? Acesse o Blog Cerveja de Todos os Jeitos, do Clube do Malte, e fique por dentro de tudo sobre o universo cervejeiro!

Sobre Ana Komar

Ana KomarJornalista, atua há 2 anos como analista de conteúdo no Clube do Malte, responsável pelo Blog e revista Cerveja de Todos os Jeitos. Apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *