Queijo de leite de ovelha e o seu sabor ímpar

Portal do Queijo Gastronomia, Página Inicial, Receitas 0 Comments

Para aqueles que pensam que a ovelha historicamente tem duas finalidades uma para lã e outra para carne, estão muito enganados. Desde os tempos mais remotos um dos alimentos artesanais mais antigos do mundo, o queijo, é produzido à base de leite de ovelha.  Com o passar do tempo, vários outros laticínios entraram na produção como a fabricação de queijos finos e iogurtes, e o mercado tornou-se promissor.

Os mais conhecidos

E um dos queijos mais famoso em todo mundo é o Roquefort, é a base de leite de ovelhas. Contendo um forte odor e um sabor picante e pontos de mofo azul, quem experimentou jura que são os melhores queijos azuis do mundo, a ponto desta iguaria ser reconhecido como o “Rei dos Queijos”. À sua localidade de origem é na França.

Queijo Roquefort. Imagens da Internet

O leite de ovelha possui mais gordura que o leite de vaca ou de cabra, de difícil digestão, por outro lado, é mais rico em vitaminas, saboroso e espesso, ideal para pessoas que estão enfrentando casos de desnutrição. Essas características permitem um prazo maior em sua maturação, sem estragar. Por exemplo, o queijo manchego, diga-se de passagem, um dos melhores queijos do mundo fabricado com leite de ovelha, pode ser guardado sem abrir por mais de três anos, pois com o tempo esses queijos mudam de sabor e textura.

Queijo Manchego. Imagens da Internet

Produção

Os queijos com leite de ovelha representam um grande pilar econômico em boa parte do mundo, principalmente na Europa. Na produção desta iguaria são necessários 5 litros de leite para produção de 1 quilo de queijo com leite de ovelha, diferente do leite de vaca que são necessários10 litros de leite na produção de 1 quilo de queijo.

Para você que gosta dessa iguaria, indicamos algumas receitas, confira

Cheesecake de queijo de ovelha curado – Mytaste

Receita de Lombinhos de Pescada Envoltos em Presunto e Queijo de Ovelha Amanteigado – SaborIntenso

Carne de Ovelha Com Purê de Mandioca e Queijo Parmesão – Gshow

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *