Panetone de calabresa com Queijo Minas

Portal do Queijo Gastronomia, Receitas 0 Comments

A receita deste sábado é bem caseira da Vó Lia Quitutes Caseiros. Ela nos ensina a fazer um delicioso panetone de calabresa com queijo minas. Uma ótima pedida para este Natal. Vem com o Portal do Queijo conferir esta delicia! 

Ingredientes

 
Massa faz 2 panetones de meio quilo

½ kg de farinha de trigo especial sem fermento

2 colheres de sopa de açúcar refinado

4 gemas

Panetone de calabresa com queijo. Vó Lia Quitutes

Panetone de calabresa com queijo minas. Vó Lia Quitutes

3 colheres de sopa cheia de manteiga

280ml de água gelada

45g Fermento fresco ou 15g de instantâneo

Óleo para untar

1colher de café de sal

2 formas de panetone de papel

150g de liguiça calabresa

100g de queijo minas ralado grosso

Preparo 

Usar na batedeira o batedor de massa pesada (em formato de anzol)

Preparo da ‘esponja’:

Coloque na vasilha 300 g de farinha de trigo e as 15g de fermento instantâneo e misture vá acrescentando água aos poucos. Quando já tiver bem homogênio, cubra com um plástico. Deixe descansar por 20 minutos.

Reforço da massa:

Enquanto a esponja descansa, coloque na vasilha da batedeira o restante da farinha de trigo, o açúcar, o sal, as gemas, a manteiga e bata até misturar por completo.

Após os 20 minutos de descanso, junte a esponja (corte ela em pedaços menores) ao reforço que já está na batedeira. Ligue a batedeira em velocidade baixa. Bata por cerca de 10 minutos.

Para saber o ponto da massa, unte a mão com óleo. Pegue um pedaço e estique. A massa não pode rasgar. Se não tiver no ponto, bata mais um pouco.

 Recheio

Rale a calabresa e o queijo minas.

 Montagem do panetone 

Unte a bancada com óleo e abra a massa com os dedos. Coloque queijo minas e  a calabresa e feche a massa como se fosse um envelope. Sove com a palma da mão. Após estar bem misturada, divida a massa em duas partes. Faça o boleamento, que é deixar a parte de cima lisa e todas as emendas em baixo. Coloque a massa na forma.

Deixe a massa em lugar fechado por cerca de 40 minutos para fermentar. Deixe crescer até mais ou menos dois dedos antes de atingir o topo da forma. Salpique queijo minas por cima.

Leve para assar em forno pré-aquecido, 180°C, por aproximadamente 50 minutos. Para saber se ficou pronto, fure o panetone com um palito e ele deve sair seco.

E ai, gostou? Deixe sua opinião nos comentários. Se você tem uma receita com queijo envie para nós. O Portal do Queijo será prazer em divulgar aqui sua receita.

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *