Como obter o leite de forma higiênica

Mineirinho Notícias, Produtor Leave a Comment

A hora da ordenha é um passo muito importante durante a produção do queijo. É nesse momento que extrai a matéria-prima, que depois vai para a mesa de várias famílias.

O cuidado e higiene também deve se fazer presente durante essa etapa. São questões desde o atestado clinico do trabalhador do estabulo, equipamentos de proteção individual até a seleção do leite para produção do queijo.

 

Higiene do local e funcionários

 

Os funcionários devem utilizar EPI’s completos, que consistem em roupas limpas e adequadas, botas de borracha e toucas.

Informações de higiene também devem ressaltadas, como a lavagem das mãos com agua corrente e sabão, antes da ordenha e sempre que necessário.

A mesma higiene vale para os utensílios utilizados antes e após a ordenha, e devem ser desinfetados com solução clorada. As salas de ordenha devem ser lavadas com água tratada.

 

O procedimento

 

Antes de iniciar a ordenha, os animais devem ser organizados para o procedimento, e a saúde dos animais deve ser sempre verificada.

Os tetos devem ser lavados com água corrente e tratada. Em seguida, devem ser cobertos com solução clorada e secados com papel toalha.

2017-portal-do-qeuijo-passo-a-passo-da-ordenha

Os primeiros jatos devem ser desprezados sobre uma caneca de fundo preto. Isso elimina o leite residual e auxilia no controle da mastite.

No caso de ordenha manual a preferencia é para baldes com a parte superior parcialmente fechada, sem costuras ou soldas que dificultem a higienização. O objetivo é evitar a contaminação do leite.

 

Após a ordenha

 

Depois do procedimento da ordenha é necessário que o animal tenha a desinfecção dos tetos, através da solução de iodo a 20-30 mg/L.

Já o leite, deve ser filtrado após o processo. Deve-se utilizar um funil de passagem com coador apropriado e que tenha malha de 10-16 meshes.

O nylon, devidamente higienizado também pode auxiliar durante o processo de filtração do leite.

2017-portal-do-qeuijo-passo-a-passo-da-ordenha-2

Um bom procedimento e controle da situação sanitária resultarão em belos produtos na mesa do consumidor! Vale ficar atento com as regras da vigilância!

 

FONTE: Cartilha do Queijo Minas Artesanal – Sistema OCEMG

 

 

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *