Segundo dia do Festival do Queijo Minas Artesanal é sucesso!

Da Redação Banner, Consumidor, Notícias, Produtor Leave a Comment

O segundo dia do evento foi de casa cheia! Muitos visitantes, interessados na cultura do queijo e nas combinações gastronômicas passaram por lá!

Durante a manhã, produtores e entidades responsáveis pelo setor que abrange a produção dos queijos artesanais participaram de uma mesa redonda, para tratar de diversos assuntos.

Entre os temas debatidos estão o Queijo Artesanal como Patrimônio Imaterial, reconhecido pelo  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Cooperativismo com participação do Sistema Ocemg e outros temas debatidos com moderadores da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), como a Escrituração e controle nas queijarias e a tributação do queijo artesanal. Ainda no período da manhã eles participaram de curso sobre Cura de Queijo.

Já no período da tarde, painéis com debates sobre reconhecimento e regularização das regiões produtoras de queijo artesanal, políticas de governo para a produção de queijos artesanais em Minas Gerais foram apresentados, e por fim, acompanhamos os depoimentos de dois produtores de regiões produtoras já reconhecidas.

Experiências de sabores

Os visitantes também puderam experimentar deliciosas combinações com os queijos no Atelier de degustação “Alianças Bebidas e Queijos” e a palestra de harmonização de queijos e cerveja artesanal com o jornalista gastronômico Eduardo Girão, que apostou nos queijos Canastra Pingo Mula, Araxá do produtor Ronaldo Lemos e Serro do produtor Túlio Madureira para degustação.

Ainda nas experiências de sabores, a palestra sobre as diferentes origens do Queijo Minas Artesanal acompanhada de degustação, foi ministrada por Elmer Ferreira, médico veterinário e especialista na produção do queijo leite cru que já conversou com a nossa equipe.

Durante o segundo dia de evento o público pode escolher o melhor queijo do Festival! As 7 regiões produtoras escolheram um queijo representante e o especialista Elmer Ferreira fez os cortes e a disposição dos queijos, evitando o reconhecimento pela cor, textura e tamanho.

Com a votação às cegas, o paladar do público foi quem escolheu o melhor queijo! Cada pessoa provou os 7 queijos e depois registraram em um toten o seu favorito. Os votos foram computados através do CPF do eleitor, garantindo uma única participação. O resultado será divulgado no último dia do evento!

Tanto os visitantes quanto os produtores, puderam adquirirem experiências além do sabor, levaram experiências para toda a vida.

 
Ainda dá tempo de visitar! Ficou com vontade? O evento continua com diversas atrações de 10h às 18h. Ingressos a R$ 10,00.

 
Visite nosso stand e tire uma foto conosco! Estamos na ilha diversos, próximo à saída da Serraria.

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *