Festival de gastronomia em Tiradentes tem programação com queijos

Além disso, o evento contará com concurso que definirá os melhores Queijo Minas Artesanal

Começa hoje um dos maiores festivais da cultura gastronômica do país, o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes. O evento acontece entre os dias 18 e 27 de agosto e chega à sua 20ª edição.

Além dos eventos na Praça da Rodoviária e no Largo das Forras, durante o festival serão realizados por toda a cidade de Tiradentes, programas especiais, com restaurantes locais oferecendo pratos exclusivos do festival, além de turismo gastronômico, jantares e atividades culturais.

Durante o Festival várias atividades voltadas para o queijo estão incluídas na programação. Confira aqui a programação completa.

E a novidade queijeira não para por aqui. Neste ano, o Festival irá abrigar pela primeira vez a final do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal.  A competição, que chega a sua 10ª edição, vai eleger os melhores queijos das sete regiões produtoras do estado: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro.  Participarão cerca de XX produtores.

O concurso é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por intermédio da Emater-MG, vinculada a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o Projeto Fartura Gastronomia.

A final do concurso está programada para o dia 26 de agosto. A partir das 10 horas, começa o julgamento no Espaço Degustação/Praça Senac do Conhecimento. A comissão julgadora será formada por profissionais ligados à área do Queijo Minas Artesanal. Serão escolhidos os  sete melhores queijos do Estado. Eles serão avaliados de acordo com os critérios de apresentação, cor, textura, consistência, paladar e olfato.  Já o anúncio dos vencedores e a premiação serão às 17 horas, na Praça da Rodoviária, no centro da cidade.

Uma ótima oportunidade para se experimentar deliciosas combinações gastronômicas, ter novas experiências e conhecer os melhores queijos de Minas. Não perca!

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *