Harmonização de queijo e café

Portal do Queijo Consumidor, Notícias Leave a Comment

Nos dias 25 a 27 de Outubro, aconteceu no Expominas a Semana Internacional do Café. Uma feira onde se reúnem os principais produtores e consumidores finais de café do Brasil. Além disso, o evento conta com produtores de queijos com degustações e harmonizações. Sabendo disso, nós do Portal do Queijo fomos ao Expominas conferir o que há de novo no mercado e fazer uma matéria sobre a combinação de uma das duplas mais clássicas na gastronomia brasileira.

Harmonização do queijo e café. Foto site mexidodeideias.com.br

O café com queijo forma uma parceria inseparável. Um casamento perfeito.  Seja o café mais fortinho ou mais doce, sempre terá um queijo que combine com o paladar de cada pessoa.

Os mandamentos para esta junção estão sujeitos  a várias formas diferentes, como contraste, onde os ingredientes de cada um visam trazer um equilíbrio nos sabores mais fortes ou destacando um sabor especial de cada um.

Nascido no Espirito Santo, mas criado em Minas Gerais, o produtor de queijos da marca Guzerá, Richard Santos, nos deu dicas de como harmonizar um bom café com um delicioso queijo. Ele explica que os seus produtos são produzidos de forma artesanal a partir de leite cru e maturados em sua fazenda.

Richard A Santos produtor de queijo Guzerá. Foto Richard A Santos

 

Para a harmonização, ele pegou dois cafés de boa qualidade sendo um forte e outro mais fraco para demonstração e dois tipos de queijo do Serro, porém, com tempo de maturação diferente. O primeiro queijo era um de meia cura ideal para um café mais fraco. Já os queijos com um tempo maior de maturação se harmonizam com um café mais forte.

Segundo Richard, o queijo do Serro por ser mais picante e ligeiramente ácido com um café menos ácido, produz um equilíbrio na degustação. “Você sente a diferença no sabor deles”, completou.

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *