Rotas do queijo pelo mundo: América

Portal do Queijo Banner, Notícias 2 Comments

Que tal provar os deliciosos queijos da América? O que não falta por aqui são lugares bonitos e queijos para você saborear. Não é somente na Europa que se encontram queijos famosos e saborosos.

 

Argentina

Vamos começar o nosso passeio conhecendo os queijos dos nossos hermanos argentinos. O queijo mais consumido por lá é o Sardo. Ele é firme, feito de leite de vaca, similar ao Pecorino Romano, embora o último seja feito de leite de ovelha e um pouco mais macio. Ele é coagulado pelo coalho animal, que é a camada interna de parte do estômago dos bovinos. Não é um queijo vegetariano. Seu sabor é amadurecido, mas rico e levemente salgado. De coloração branco-amarelada, é vendido em pedaços de 6,5 quilos. Você encontra este queijo nas principais lojas das cidades argentinas.

 

Chile

Se você deseja conhecer os Andes chilenos, não pode deixar de conhecer os queijos que eles fabricam. O chileno não está tão habituado a comer queijo, mas é algo que vem crescendo no mercado deles. Um dos queijos mais conhecido lá é o Andes Panquehue, um delicioso queijo leve e amanteigado e produzido na mesma cidade que dá o nome ao queijo. Além do natural, você também poderá encontra-lo em dois outros sabores como: cebolinha e pimenta vermelha.

México

Caso você queira algo mais paradisíaco, com lindas praias e uma ótima gastronomia, você não deve deixar de conhecer o México. Além disso, eles têm queijos deliciosos. O queijo mexicano mais básico é o queijo fresco. Este queijo é feito com leite integral, mas é relativamente baixa em gordura e colesterol. Um queijo branco esponjoso, cujas origens remontam a Burgos, Espanha e usado principalmente para aspergido sobre pratos. Este queijo é feito em quase todas as partes do México, com pouca variação.

Canadá

Lá pelas bandas da América do Norte, mais precisamente no Canadá, existem queijos que seguem a cultura francesa. Um dos mais consumidos no país é o Riopelle de I’Isle. Este é um queijo de massa cremosa e suave. Coberto com uma crosta florida ele seduz com a sua textura de incomparável flexibilidade. No paladar, o sabor da manteiga é bastante requintado, vai te cativar. Seu peso é de 1,4 Kg com um tempo de maturação de 60 dias e 35% de gordura. Esta delicia você encontra em lojas e fabricas especializada em queijos, ou em várias mercearias da cidade de Quebec.

Estados Unidos

Se você vai aos Estados Unidos aproveitar o inverno americano, ou conhecer a Disney, Miami, New York e tudo que de bom que existe por lá, você não pode deixar também de conhecer os queijos são fabricados na região.

Os queijos americanos começaram a ganhar fama no final do século XIX, com a chegada de grande quantidade de imigrantes europeus que se dedicaram a criação de gado. Para aproveitar o excesso de leite começaram a produzir queijos. Hoje são produzidas no país cerca de 600 variedades de queijos em mais de 1.500 fábricas, respondendo por 25% de todo o volume fabricado nos Estados Unidos.

Um dos queijos mais consumidos pelos americanos é o Queijo Processado. Os queijos processados são bastante comuns nos Estados Unidos. São produzidos com base em queijos de diversos tipos acrescentando outros derivados de leite não fermentados, sal, conservantes e emulsificantes. Existem alguns aromatizados e coloridos. Os queijos processados foram inventados em 1911 na Suíça por Walter Gerber. Porém foi James Kraft (1874-1953) que registrou a patente norte americana em 1916.  Em 1950, a sua empresa Kraft lançou nos Estados Unidos o primeiro queijo processado embalado pré-fatiado, pronto para os sanduíches.

Brasil

Mas se você vai ficar em terras tupiniquins mesmo, o que não vai faltar são sugestões de queijos para curtir as férias em alto estilo. No Brasil, em cada região que você estiver sempre terá um produtor de queijos

famosos. Você poderá escolher em vários sabores e tempo de maturação diferentes. Afinal, o Brasil é um grande celeiros de queijos famosos, conhecidos em boa parte do planeta.

 

Minas Gerais é o local onde se encontra os queijos mais famosos do país, sendo o mais famoso o Minas Curado, fabricado desde o período colonial, com uma preparação toda artesanal. Sua base é de leite cru, sendo conservado em temperatura ambiente. O fermento utilizado é o “pingo”, um tipo de bactérias lácteas, sendo retirado na segunda etapa da cura, quando acontece a salga do queijo. Para realizar o processo, é necessário respeitar o tempo de maturação que é de 20 dias. O Minas Curado é um queijo de textura semidura, com olhos (buracos) pequenos, sabor levemente ácido e cor creme-claro. Sua casca é amarelo-ouro. É o queijo usado para a fabricação do tradicional pão-de-queijo mineiro.

 

Queijo Minas Frescal.

Um dos queijos mais consumidos no Brasil é o minas Frescal. Ele é produzido com leite de vaca pasteurizado, com pouco acidez e sua durabilidade é baixa, com cerca de nove dias, sob refrigeração. Ele é um queijo macio, de cor esbranquiçada e com um odor suave. Seu peso pode chegar até 5kg por peça.

E, claro, Minas tem os tradicionais queijos artesanais. Confira mais sobre as regiões produtoras.

Gostou das nossas dicas de queijos para o seu roteiro de viagem? Aprecie suas férias e curta os mais deliciosos queijos em todas as partes do mundo. Se você tem alguma sugestão pode nos enviar.

 

Compartilhe esse post

Comments 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *