Os queijos artesanais de leite cru

Os queijos artesanais de leite cru são aqueles produzidos de forma artesanal, a partir do leite recém ordenhado, sem o processo de pasteurização. Originalmente, diversos queijos em todo o mundo eram fabricados através do leite cru.

Com os avanços tecnológicos e normas sanitárias internacionais, os produtores passaram a se adaptar para atender as exigências dessas normas . Mas quem tem o prazer de degustar as versões de leite cru e industrializadas facilmente percebe a diferença entre os produtos.

No Brasil, existe uma grande concentração de produtores que fabricam o queijo com o leite cru. Regiões produtoras como Minas Gerais (Queijo Minas Artesanal), o Sul do país (Queijo Colonial e Serrano) e do Nordeste (Coalho e Manteiga), são algumas delas.

Algumas medidas impostas por órgãos regulamentadores do Brasil vêm sendo estruturadas para ampliar a comercialização legal do produto. Entre as condições, preocupações com questões sanitárias e físicas da queijaria, como as instalações, equipamentos e materiais, boas práticas na manipulação, são elementos principais para regulamentação. Além de questões de controle da saúde do gado.

Uma iniciativa importante para os queijos artesanais foi o registro, em 2008, como Patrimônio Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional – IPHAN – nos queijos mineiros do Serro, da Canastra e Serra do Salitre. O modo de fazer queijo através do leite cru, compõe um conjunto simbólico abrangente que pode ser visto como tradição e tradução da terra e da cultura mineira.

Apesar de alguns avanços existe muito a ser conquistado por produtores de queijo de leite cru. No próximo dia 22 (sábado) será considerado o Dia Mundial da Valorização do Leite Cru. O objetivo da comemoração é reconhecer o queijo e sua herança cultural além de contribuir com a proteção do nosso alimento preferido.

 

Fique por dentro das novidades sobre os queijos e muito mais!

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *