Boa alimentação: O sal no queijo

Mineirinho Consumidor 2 Comments

Balanço divulgado pelo Ministério da Saúde no último dia 13/06, apontou que a indústria retirou mais de 17,2 mil toneladas de sal dos alimentos desde 2011, quando foi firmado um acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia), com o objetivo de diminuir o sódio nos produtos alimentícios.

Os números também apresentaram resultados quanto à quantidade de sódio no queijo. Foi observado que no queijo muçarela, por exemplo, o percentual de redução foi de 23,15%; já no requeijão, 20,47%.

 

Mas afinal, o queijo é vilão?
Muitas pessoas costumam questionar se o queijo faz mal à saúde devido as altas quantidades de sal. Mas será que o queijo é um vilão repleto de sal?

O leite já tem uma quantidade natural de sódio e, durante a produção de queijos, é acrescentada uma quantidade de cloreto de sódio.

Nos queijos, o sal atua para resultar em uma textura melhor, melhorar o sabor e para atuar na atividade enzimática e como conservante natural do produto.

A quantidade de cloreto de sódio acrescentado depende de qual é o tipo de queijo. Normalmente, os queijos mais secos e maturados têm maior quantidade de sal devido a sua menor umidade por pedaço.

Com os bons números da redução do consumo de sódio na alimentação, os queijos industrializados estão apresentando novos índices que podem contribuir com uma alimentação saudável e com menos ingestão de sódio.

Além disso, é recomendado o consumo de queijos na alimentação. Os queijos contribuem com uma porcentagem pequena na quantidade diária de ingestão de sal e contribuem em vários outros aspectos como, proteína, cálcio, vitaminas A e D, e atuam até mesmo na prevenção de doenças.

A quantidade de sal no seu queijo não é necessariamente um mal! Basta um consumo consciente e nas quantidades recomendadas pelo seu nutricionista.

Confira aqui no Portal do Queijo outras notícias relacionadas ao queijo e saúde, como Queijo e Colesterol.

 

Fonte: Flora Spolidoro, nutricionista. ABIQ.

Foto: Divulgação IPHAN 

Compartilhe esse post

Comments 2

    1. Portal do Queijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *