Fondue de queijo e inverno: combinação perfeita!

Da Redação Banner, Consumidor 1 Comment

Quem está sentindo frio levanta a mão!

O inverno veio com tudo e nossa dica de hoje é a deliciosa fondue de queijo!

A fondue é um prato de origem suíça, originalmente feita à base de queijo, aquecido sobre uma lamparina ou qualquer outra fonte de calor pouco intenso.

Acredita-se que em meados da Segunda Guerra Mundial, os camponeses suíços aproveitaram os restos de queijo, derretendo-o e mergulhando pães enquanto a mistura borbulhava, criando uma comida simples, saborosa e nutritiva para aguentar o inverno.

A iguaria ganhou fama na década de 50, quando o chefe Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, em Nova York, passou a servir o prato. Atualmente a receita é consumida mundialmente e é irresistível.

 

Queijos para deixar a founde ainda mais saboroso

Gruyere, emmenthal, estepe, cheddar, gorgonzola, mussarela, provolone, entre outros são os mais recomendados.

 DICA: é sempre bom amassar um dente de alho e deixar ferver junto com o queijo. Adiciona mais sabor ao prato.

 

Existe o pão certo para se comer fondue?

Na Suíça, o pão usado é o Weissbrot . Aqui no Brasil, a melhor opção é o pão italiano, de mesma consistência do Weissbrot. Ele é saboroso e fica ainda melhor se estiver amanhecido.

 

Acompanhamentos para a fondue?

Muito comum é encontrar diversas combinações para a fondue. Como já contamos aqui no Portal do Queijo, até mesmo a coxinha foi combinada com uma porção quente de catupiry para aquecer as noites. Entre as opções podemos experimentar carnes, castanhas e até legumes. Tudo pode ser experimentado e combinado de acordo com o sabor e textura do queijo.

 

Bebidas para acompanhar!

Se você aprecia um bom vinho, a melhor opção são os vinhos brancos, que são mais delicados. Mas se você não é adepto ao álcool, não se preocupe, o chá preto também é um ótimo acompanhante!

O importante é não deixar de se deliciar e fazer diversas combinações para esquentar durante o inverno. Nós já falamos aqui no Portal do Queijo sobre as coxinhas de fondue.  E você, tem alguma receita bacana de founde? Envie pra gente.

 

Compartilhe esse post

Comments 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *