Caminho do Queijo Artesanal Paulista

Portal do Queijo Consumidor, Página Inicial Leave a Comment

São Paulo também tem queijo!

Com o objetivo de  valorizar a produção queijeira de São Paulo e mostrar que lá também se fabrica queijos de alta qualidade que 10 pequenos produtores se articularam para formar o Caminho do Queijo Artesanal Paulista.

Eles pretendem criar um selo de qualidade que identifique as queijarias de alto padrão, valorizando e impulsionando a produção local, e criaram um mapa para visitação, além de  um manifesto, além páginas nas redes sociais Facebook e Instagram. O lançamento oficial ocorre no último  domingo (03/09), com uma feira na Casa Samambaia, na capital paulista.

Quem faz parte:

Integram o Caminho do Queijo Artesanal Paulista dez das mais reconhecidas e premiadas queijarias artesanais do Estado: Capril do Bosque (Joanópolis), Estância Silvania (Caçapava), Fazenda Atalaia (Amparo), Fazenda Dona Carolina (Porangaba), Fazenda Santa Helena (Jacupiranga), Fazenda Santa Luzia (Itapetininga), Laticínio Artesanal Montezuma (São João da Boa Vista), Leiteria Santa Paula (São José do Rio Pardo), Pardinho Artesanal (Pardinho) e Queijaria Rima (Porto Feliz). Apadrinhado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado.

A produção queijeira paulista aposta na inovação, com o desenvolvimento de novas receitas, o que possibilita que os dez produtores envolvidos no projeto ofereçam mais de cem tipos de variedades diferentes. Há queijos de vaca, búfala, cabra, ovelha e mistos, em variedades frescas, curadas (em câmaras de maturação ou cavernas subterrâneas), temperadas e feitas à base de leite cru ou pasteurizado, exigência legal ainda vigente para a receitas maturadas por menos de 90 dias.

O mapa do Caminho do Queijo Artesanal Paulista deve ganhar novas edições, com a incorporação de mais queijarias ao grupo, desde que sua produção siga os preceitos expressos do manifesto, isto é, que seja feita em pequena escala, com a predominância dos processos manuais e utilização exclusiva de leite produzido na própria queijaria ou arredores.

Festival em restaurantes e bares de São Paulo

De 1º a 17 de setembro, Caminho do Queijo Artesanal Paulista será lançado com festival em mais de 30 restaurantes e bares, que apresentam diferentes variedades do Estado em pizzas, sanduíches, massas, risotos, tábuas especiais e sobremesas. Confira aqui a lista.

 

Com: Coentro Comunicação

Sobre Portal do Queijo

Há mais de 20 anos de mercado, Lorenza Coelho, onde passou por todos os tipos de veículos de comunicação. Atualmente, dirige uma empresa de comunicação (www.leccomunica.com.br) onde trabalha com diversos estabelecimentos gastronômicos e convive diariamente com chefs. Nascida em Congonhas/MG, não tem como amar o queijo. Por onde passa, gosta de conhecer e apreciar essa iguaria.

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *