Como comprar e conservar queijos de cabra

Heloisa Collins Consumidor, Destaque Gastronomia, Dicas Leave a Comment

Cacauzinho é um queijo de cabra maturado com mofos brancos sobre cacau e baunilha

Cacauzinho é um queijo de cabra maturado com mofos brancos sobre cacau e baunilha

Queijo estraga? Posso consumir queijos com validade vencida? O que faço pra não perder todo esse queijo que eu comprei?

Essas são apenas três das dezenas de perguntas que ouço o tempo todo de clientes e amigos que vêm comprar meus queijos de cabra. As dicas que vou dar aqui podem ajudar você a conservar melhor o seu queijo de cabra e a compreender mais completamente como os diferentes queijos de cabra funcionam em relação à conservação.

Preciso começar dizendo que comprar queijo deve ser uma atividade estratégica. Consideremos uma compra de cinco queijos pequenos ou cinco frações. Compre um queijo pronto, no ponto certo de maturação, e coma-o no prazo de três ou quatro dias para aproveitar todo o seu sabor e uma textura perfeita.  Durante esses três ou quatro dias, mantenha o queijo embrulhado em papel manteiga, na caixa da geladeira. Se quiser mantê-lo em uma caixa plástica, que seja média. Queijos gostam de respirar, precisam de ar em volta.

Seu segundo e terceiro queijos devem estar a aproximadamente uma semana de seu ponto ótimo. Enquanto você come o primeiro e dá um tempinho de dois dias para o próximo, eles chegam no ponto certo. Para completar a maturação dos queijos na sua geladeira, mantenha-os na embalagem original. Nada de filmes plásticos. Se quiser guardá-los em caixa plástica para evitar compartilhamento de odores, que seja média e dê aos queijos ar para respirar.

Seu terceiro e quarto queijos devem estar no máximo a dez dias do ponto ótimo de maturação. Queijos mais “verdes” podem ficar na caixa de verduras (menos frio) para chegar no ponto; queijos mais próximos do ponto podem ficar nas prateleiras superiores, mais frias.

Até agora falamos em conservação para tentar comer todos os queijos no ponto certo. Mas e se isso não for possível?

Dê sempre preferência a deixar o queijo secar. Um queijo mais seco fica mais intenso. Se estiver muito picante para comer puro, harmonize-o com um fio de mel ou uma boa geléia. Ou use-o ralado para fazer um molho ou sobre uma massa de qualidade.  Para deixar o queijo secar, exponha-o ao frio com apenas uma embalagem de papel manteiga como proteção.  Não use folhas de alumínio, filme plástico ou caixa fechada.   Queijos embrulhados em material impermeável retêm a umidade. Se o queijo já for cremoso e a prateleira não for muito fria, ele vai passar do ponto na direção errada. E aí sim, ele vai estragar.

Em resumo, pergunte ao seu mestre queijeiro quando os queijos que você está comprando estarão no ponto ótimo de consumo. Marque essas datas no embrulho do queijo e componha sua compra de modo a ter bons queijos no ponto certo por duas ou três semanas. Com esse cuidado e um controle do frio e da umidade na geladeira, você pode esquecer a tal data de validade. Bons queijos não estragam, apenas mudam de estado. Se você ainda não tem um mestre queijeiro e só compra queijos importados no supermercado, experimente uma boa loja de queijos artesanais brasileiros que lhe dê uma boa variedade de produtos e produtores. Ou vá até o produtor em seu local de trabalho, você vai se surpreender e adorar!! Perto de você certamente há uma queijaria artesanal. Em São Paulo, consulte as opções do Caminho do Queijo Paulista, um conjunto de excelentes queijarias artesanais espalhadas pelo estado.

E para terminar, aí vão as dicas rápidas para a melhor conservação de seus queijos de cabra. Mas não esqueça que qualquer queijo precisa de aproximadamente meia hora fora da geladeira antes de ser consumido. O frio é bom para a conservação mas não é bom para o consumo, pois anestesia o paladar e altera a textura e o sabor do queijo.

Queijo de cabra Tipo Dica de Conservação
fresco frescal ou cremoso Gostam de frio e consumo rápido. Ou mantenha-os no azeite temperado.
Maturado de massa crua, com mofos brancos Massa cremosa Gostam de frio e detestam umidade. Manter embrulhado em papel manteiga
Maturado de massa crua, com mofos azuis Massa cremosa Gostam de frio. Manter embrulhado no papel alumínio original. Se começar a melar, raspar a casca  delicadamente e embrulhar em papel manteiga.
Maturado de massa cozida Massa elástica ou quebradiça Não gostam de frio. Manter embrulhado em papel na caixa das verduras.
Maturado de casca lavada Massa cremosa Manter frio sem ressecar. Consuma logo.

Sobre Heloisa Collins

Heloisa CollinsÁvida pesquisadora e uma expert em queijos de cabra, a mestre-queijeira Heloisa Collins desenvolve receitas com acentos de várias nacionalidades e traz aos brasileiros diferentes expressões da cultura de comer queijo de cabra pelo mundo. Desde que decidiu dedicar-se à criação e ao desenvolvimento de derivados de leite, há mais de 20 anos, Heloisa testou os mais variados fermentos, mofos e receitas, até chegar aos 12 queijos finos que hoje compõe o portfólio do Capril do Bosque.

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *