Quer conhecer queijo maturado na cachaça com gosto de jabuticaba?

Portal do Queijo Dicas, Página Inicial 8 Comments

O nosso portal traz para você um queijo maturado de uma forma bem exótica. Queijo maturado na cachaça e jabuticaba. Produzido na cidade de Sabará, região metropolitana de Belo Horizonte, este queijo vem ganhando espaço na gastronomia da cidade.

Como estamos na época destas frutas, nada melhor que aprender a maturar um delicioso queijo com elas. Foi o que fizeram  Carolina Biasi e sua mãe Iara Biasi,  moradoras de Sabará. Ambas são proprietárias do restaurante Alambique e Armazém Jotapê na cidade de Sabará.Iara é  produtora de derivados da jabuticaba e a ideia surgiu  após verem vários tipos de maturação com queijos. Elas tendo em mãos a bebida resolveram testar em queijos, e

Fatias de queijo maturado na cachaça com jabuticaba. Fonte Sabará e sabor

assim, elas fizeram uma das mais deliciosas maturação de queijo do estado.

“Quando resolvemos maturar um queijo na cachaça com jabuticaba, ele não passava de um simples recheio de pastel para o 31º Festival da Jabuticaba. Porém, o danado ficou tão bão, que seria impossível não incluí-lo em nossa linha de derivados e lançá-lo como novidade!”, comenta Carolina.

“Sempre ouvimos aquela máxima de que, quem não arrisca, não petisca. Então, sem a menor pretensão, mandamos nosso “queijim” para o concurso inovação. E não é que ele foi premiado?”, completa Iara.

Segundo elas, o sucesso foi tanto, que o queijo maturado na cachaça com jabuticaba acabou durante o festival, e logo, tiveram que repor o estoque em tempo recorde  para não perderem vendas.

Processo de maturação.

Fizemos o teste com um exemplar meia cura, de Carmo do Paranaíba (@rocacapital). Deixamos a peça cinco dias em imersão na cachaça com jabuticaba e inserimos mais fruta in natura também, para intensificar o sabor e o aroma.
Após esse período, deixamos o queijo “secando” por mais 15 dias. Com o passar dos dias, a tonalidade do queijo se tornava mais intensa. O aroma e sabor da cachaça e da jabuticaba permaneceram ali, em evidência. E o melhor: mesmo depois de estar no recheio do pastel, essas características não se perderam.

Gostaram? Confiram uma receita preparada com este queijo maturado:

Receita de Risoto de camarão e alho poro com queijo maturado na cachaça e jabuticaba.

Ingredientes

2 xícaras (chá) arroz arbóreo

300 g camarão limpo

1 alho poró

Risoto. Fonte Sabará e Sabor

Risoto. Fonte Sabará e Sabor

1 cebola pequena

2 dentes de alho

2 colheres (sopa) generosas de manteiga

1 cálice vinho branco seco

E fatias de queijo maturado na cachaça e jabuticaba a vontade

Mode fazer

Refogar o alho amassado e a cebola em cubinhos, em um fio de azeite. Após dourados, acrescentar o arroz. Cobri-lo com água e sempre em fogo baixo e mexendo para não grudar. Na segunda água, acrescentar o alho poro e o vinho. Acrescentar água aos poucos, até cozimento completo. Ajustar o sal. Com o fogo desligado, adicionar manteiga para dar brilho e Sabor. e decorar com pedaços do queijo maturado na cachaça com jabuticaba.

E aí, gostou? Dê a sua opinião sobre está receita. Se você tiver alguma receita com queijo nos envie também.

Compartilhe esse post

Comments 8

  1. Bom Dia, Sres(a)

    Por favor, já entrei em contato com vossa empresa, por duas vezes por esse canal, e até agora não recebi nenhuma resposta, gostaria de saber porque, se não existe o interesse de me informar por favor não façam perder o meu tempo e o vosso.

    Muito Obrigado,

    Ate: Jose Jonas

    1. Olá Maria de Fátima! Infelizmente, não temos essa informação. No caso do queijo maturado de jabuticaba é de Sabará/MG. Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *