Sou intolerante à lactose, e agora?

Hipolactasia ou mais conhecida como intolerância a lactose é uma doença caracterizada pela não digestão da lactose no organismo. Mas afinal, o que é a lactose? Como identificar se tenho? Não posso comer mais derivados do leite?

Para explicar tudo, e principalmente, entender o que é a lactose, conversamos com a nutricionista Raphaella Cordeiro.

  1. O que é a lactose?

A lactose é um tipo de açúcar que está presente no leite e em seus derivados. É um hidrato de carbono, mais especificamente um dissacarídeo, que é composto por dois monossacarídeos: a glicose e a galactose.

 

  1. Quais são os sintomas que as pessoas geralmente têm que indicam a doença?

Náuseas, dores abdominais, gases, irritação intestinal e diarreia após a ingestão de produtos com leite e seus derivados.

 

  1. Todos os leites tem lactose?

Naturalmente sim! O que varia é o teor de lactose conforme a origem do leite e o tipo de derivado, mas, por ser um açúcar característico do leite, todos possuem um pouco. A não ser que sejam versões sem lactose modificadas na indústria para consumo de um público específico, os intolerantes.

 

  1. Quem tem intolerância não pode comer nenhum 2016-portal-do-queijo---intolerancia-a-lactosetipo de queijo?

Não é restrito, podem comer sim! Isso vai depender do grau de intolerância, pois algumas pessoas conseguem digerir bem os derivados do leite, mas o leite propr
iamente dito não, portanto varia de pessoa pra pessoa. O ideal é a pessoa procurar uma nutricionista para orientá-la em uma dieta.

 

  1. Existe algum método para facilitar a digestão?

Sim. Existem cápsulas de lactase no mercado. Devem ser consumidas previamente para facilitar a digestão do carboidrato.

Além disso, entre os tipos de queijos mais indicados para consumo de pessoas com a intolerância, aqueles com maior tempo de maturação têm uma menor quantidade de lactose na composição.

Isso acontece devido à transformação da lactose em ácido lático. Então, quanto mais seco o queijo, menor a quantidade de lactose.

Então, para os amantes do queijo e intolerantes a lactose com moderação e atenção o nosso querido produto não precisa ser deixado de lado!

 

Saiba mais sobre a Intolerância a lactose e o consumo de queijos.

 

 

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *