5 motivos para consumir leite e seus derivados

Confira uma lista com 5 motivos para consumir de maneira regular e saudável os produtos feitos através do leite, incluindo o queijo!

Além de ser importante fonte de cálcio, o leite e seus derivados apresentam muitos outros benefícios para a saúde humana. São repletos de vitaminas e minerais essenciais para o nosso organismo.

Ainda assim, não está satisfeito? Vamos conhecer 5 bons motivos para tornar esses alimentos presentes na sua alimentação:

 

  1. Dentes e ossos saudáveis por toda a vida.

Todos nós sabemos que o leite é uma das principais fontes de cálcio nas dietas. E ele é responsável pela formação dos ossos e dentes enquanto pequenos, fortalecendo durante a adolescência, e quando adultos, prevenindo a osteoporose. É ideal manter uma alimentação rica em cálcio!

 

  1. Nutrientes essenciais para uma boa saúde

Cálcio, vitamina A, vitamina D, fósforo, selênio, zinco, proteínas… São muitos os nutrientes que tornam o leite e seus derivados fundamentais em uma dieta saudável. Entre os benefícios estão  a diminuição de doenças como a osteoporose, obesidade, hipertensão, câncer de cólon e até da diabetes tipo 2.

 

  1. Ajudam no controle do peso

Segundo estudos da Universidade da Califórnia, no Estados Unidos, o consumo ajuda durante o processo da perda de peso, evitando a obesidade. Segundo o estudo, o teor de cálcio presente nas dietas com o consumo de leite e seus derivados estimula a queima da gordura no organismo. Outro fator é a ligação do cálcio com a molécula da gordura, impedindo a sua absorção pelas células.

 

  1. Diminuição do risco de câncer de cólon e mama

O ácido linoléico conjugado que está presente no leite, retarda o desenvolvimento de tumores mamários em animais. As mulheres na pós menopausa que apresentam altos níveis desse ácido no organismo, têm até 70% de chances de minimizar o câncer de mama. A mesma propriedade atua no organismo e pode minimizar o câncer de cólon para ambos os sexos.

 

  1. Diminuição da TPM!

Esse é um tópico que muitos homens vão querer apresentar para as esposas. O leite e seus derivados são ótimas fontes de cálcio e magnésio, que contribuem para a diminuição da TPM e até com diminuição da retenção de líquidos e de cólicas. O motivo é que o cálcio ajuda na diminuição da contração muscular, dores nas costas e na ansiedade. É uma boa pedida consumir queijo hein!

 

E aí? Conheceu um pouco mais da importância do leite e seus derivados na nossa alimentação? Vale lembrar que a quantidade recomendada por especialistas é de 2 a 3 porções por dia.

Tem alguma sugestão ou quer saber mais? Recebe as nossas novidades.

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *