5 perguntas sobre queijo e colesterol

De acordo com um estudo realizado pela University College Dublin (UCD) , o consumo de queijo pode não estar diretamente associado ao aumento de colesterol no sangue.

O estudo apresentou que a gordura presente no queijo não é responsável pelo aumento do colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade) considerado ruim. Esse colesterol em números altos no sangue  são preocupantes pois indicam risco para doenças cardíacas.

Apesar de ser uma boa notícia, o resultado da pesquisa vai contra as recomendações de saúde, que defendem a redução de gorduras saturadas – que estão presentes no queijo – para manter os níveis de colesterol saudáveis.

A nutricionista e parceira do Portal do Queijo, Raphaella Cordeiro, explicou um pouco mais sobre a relação dos queijos e os níveis de colesterol.  Confira:

1. Qual o conceito e como o colesterol é produzido?

O colesterol é uma gordura essencial existente no nosso organismo que tem duas origens: uma parte produzida pelo próprio organismo, em particular o fígado, e outra parte obtida através da alimentação, em particular pela ingestão de produtos animais, como a carne, os ovos, e os produtos lácteos.
O organismo necessita de colesterol para produzir as membranas (paredes) celulares, hormônios, vitamina D e ácidos biliares. Porém, o nosso organismo necessita de apenas uma pequena quantidade de colesterol para satisfazer as suas necessidades. Sendo assim, o excesso de colesterol que é problemático para a saúde cardiovascular, pois ele é necessário ao bom funcionamento do organismo mas também muito danoso se não for controlado.

2. Qual a influência do consumo de queijos na dieta para números do colesterol? 

O queijo é uma fonte natural de colesterol por ser de origem animal. Ele só não teria o colesterol se fosse feito com leite desnatado, o que não é o caso da maioria dos queijos. Portanto, ele pode sim aumentar o colesterol sanguíneo desde que haja um excesso e/ou que a pessoa já seja pré-disposta.

 3. Qual o queijo mais indicado para quem tem colesterol alto?

Queijos mais brancos como o frescal e o cottage – este é o mais magrinho de todos.

4.Qual o queijo com mais nutrientes?

Todos os queijos possuem nutrientes importantes para manter o bom funcionamento do organismo. Dentre estes nutrientes os que mais se destacam são a proteína (de alto valor biológico), cálcio, fósforo, sódio (alguns podem ter muito), vitamina A, vitamina B12.

5.Qual o queijo mais calórico no mercado?

O queijo catupiry, o cheddar, o parmesão, o prato e o provolone estão entre os queijos mais calóricos e ricos em gorduras ruins que podem prejudicar o controle do colesterol.

 

Você já conferiu o nosso post sobre os benefícios do queijo na sua saúde? Fique por dentro de todas as novidades do Portal do Queijo. Siga-nos no Instagram e Facebook!

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *