Criança

Crianças podem comer queijo?

Portal do Queijo Saúde 2 Comments

Você já ofereceu queijos ao seu filho? Sabe que tipo de queijos ele pode comer?  Que tipo de queijo não pode faltar na refeição dos baixinhos?

Conversamos com nossa nutricionista e colaboradora,  Raphaella Cordeiro para pedir dicas sobre alimentação das crianças.  Acompanhe.

 

Raphaela Cordeiro - nutricionista e colaboradora do Portal do Queijo

Raphaela Cordeiro – nutricionista e colaboradora do Portal do Queijo

Existe algum tipo de queijo que a criança deve consumir mais?

Na verdade existe o que elas não devem exagerar que são os queijos mais gordos, como os mais amarelos, os processados (polenguinho) e aqueles mais com uma “pegada gourmet” (parmesão) devido ao teor de sódio que é enorme. E nos demais a moderação é sempre importante, mesmo que o queijo seja o frescal.

Importante lembrar também que, se a criança apresenta alergia à proteína do leite, nenhuma opção se aplica, portanto, todos são proibidos. Intolerância à lactose também deve ser observada!

Qual o papel do queijo na alimentação infantil?

O queijo é fonte de proteína de alto valor biológico, que são proteínas muito bem aceitas pelo nosso organismo e também é fonte de cálcio por ser um derivado do leit. Pode compor, portanto, a dieta de uma criança, desde que não represente exageros e que as opções mais do dia a dia sejam as mais magras e com menor teor de sódio.

Existe uma idade especifica para a introdução de queijos nas crianças?

A introdução só pode ser feita se esta criança já estiver com alimentação normal, ou seja, se alimenta além do leite materno. Então oriento que se for entrar com queijos que entrem a partir de 1 ano de idade, em quantidades pequenas, claro, para observar a aceitação do organismo que difere sempre de um para o outro. Atenção mesmo a alergia a proteína do leite e intolerância à lactose!

Quais os queijos que não podem faltar na alimentação de uma criança?

Queijos minas frescal e queijo cottage são opções leves e magras, podendo compor muito bem a dieta de crianças, desde que elas não tenham alergia à proteína do leite ou qualquer outro composto dos queijos.

Quais os queijos devem ser evitados na infância?

Queijos mais gordos, como os mais amarelos. Estes devem ser consumidos esporadicamente e com muuuuita moderação.

 Os queijos amarelos por possuírem mais gordura devem ser evitados?

Sim! Consumo esporádico!

 O queijo polenguinho engorda a criança ou é mito?

O que engorda uma pessoa são os excessos continuados, portanto colocar um queijo como vilão e o embutir a culpa é um erro, a não ser que o consumo do queijo polenguinho represente excessos. Mas uma coisa é certa, o queijo polenguinho é um alimento muito processado, portanto não sendo uma boa opção para consumo frequente e também rico em gordura saturada.

Os queijos podem ser misturados em legumes para as crianças?

Sim, o queijo cottage aceita muito bem o acréscimo de legumes e além de mais nutritivo fica diferente e delicioso. Queijos podem ser acrescidos à saladas também, se for o caso.

 Quais os lanches com queijos ideias para colocar na lancheira das crianças?

Importante pensar na conservação antes de montar a lancheira dos pequenos, pois queijos são perecíveis. Mas pães em suas versões integrais recheados com queijo são opções que sustentam e são nutritivas, sendo boa ideia para compor um lanche.

Quer saber mais sobre a intolerância à lactose? Confira outra entrevista com Raphaella Cordeiro.

Sobre Portal do Queijo

Portal do QueijoHá mais de 20 anos de mercado, Lorenza Coelho, onde passou por todos os tipos de veículos de comunicação. Atualmente, dirige uma empresa de comunicação (www.leccomunica.com.br) onde trabalha com diversos estabelecimentos gastronômicos e convive diariamente com chefs. Nascida em Congonhas/MG, não tem como amar o queijo. Por onde passa, gosta de conhecer e apreciar essa iguaria.

Compartilhe esse post

Comments 2

    1. Portal do Queijo Post
      Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *