Queijos com casca

Posso comer a casca do queijo?

Mineirinho Destaque Saúde, Saúde Leave a Comment

Comer queijo é sempre uma delícia. Mas sempre há dúvidas em relação aos diversos tipos de queijos encontrados no mercado, sejam eles naturais ou industrializados. Uma dessas dúvidas está relacionada à casca. Afinal, podemos comer ou não?

A casca não existe em todos os queijos, mas serve como proteção. Ela tem a função de ajudar o queijo a desenvolver sua textura, sabor, aroma, manter sua umidade interna e evitar que estrague. A maioria das cascas forma uma camada compactada de queijo, totalmente comestível, onde habitam bolores, leveduras e bactérias.

Existem outros tipos de cascas que, com certeza não são comestíveis entre cascas de madeira, tecidos ou a capa plástica ou de cera usada em alguns queijos. Já em alguns queijos envelhecidos como o parmesão, por exemplo, são muito difíceis de morder, pois a massa externa seca com o tempo de envelhecimento.

Separamos pra você algumas dicas sobre as cascas comestíveis ou não (fonte site Cozinha Técnica), confira:

Podemos comer!

Brie

 Queijos de massa mole com mofo branco, como o Brie (foto) e o Camembert, tem uma fina crosta de bolor Penicillium branco, que se tornam impregnadas de pigmentos vermelhos, castanhos e amarelos à medida que esses queijos maturam. Recomendamos fortemente que a casca desses queijos seja  comida.

 

Queijos de massa mole com casca lavada, como o Époisses de Bourgogne ou o Reblochon, também possuem uma casca muito saborosa e que deveria ser comida. Mas nesses casos, recomendamos saborear o queijo com e sem casca, para perceber a diferença de sabor entre o centro do queijo, cujo sabor é mais sutil, e sua casca de sabor pronunciado.

No caso de queijos de massa semidura, tais como o Tomme de Savoie, a casca é perfeitamente comestível, mas muitas pessoas preferem retirá-la devido ao sabor forte e à aparência pouco convidativa.

 

Não podemos comer, mas podemos aproveitar as cascas
Parmesão

Parmesão

Queijos de massa dura, como o Parmesão (foto) e o Gruyère, ao contrário do que muitos pensam, possuem cascas comestíveis. Mas seu envelhecimento torna suas cascas muito difíceis de morder e na maioria das vezes são descartadas. A casca pode ser adicionada  molhos e caldos ou simplesmente ralada para ser utilizada  com massas.

Cascas de queijo que não devem ser comidas
Gouda

Gouda

Alguns queijos, como alguns tipos de Cheddar, são vendidos com um fino tecido o envolvendo. Este tecido deve ser retirado. Outros queijos, como o Gouda, possuem uma capa plástica, geralmente de cor vermelha ou preta. Esta capa também deveria ser descartada.

 

 

 

 

 

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *