Catupiry: você conhece sua história?

Mineirinho Curiosidades 9 Comments

Ele é super conhecido e muito presente na culinária brasileira. Saiba mais sobre essa delícia!

 

Aquela coxinha dourada e suculenta não seria a mesma se não fosse recheada com o  acréscimo desse delicioso creme de queijo. E, não só por aí… Pense só naquela pizza de frango, que também não seria tão única se não fosse o saboroso casamento com o catupiry.

 

Muitos outros pratos transbordam a bela combinação que esse tipo de queijo traz. Mas você sabe a origem e a história por trás dessa iguaria? Nós do Portal do Queijo, apuramos e preparamos uma pequena linha do tempo! Vamos conhecer?

 

Em 1911…

Um casal de imigrantes italianos chamados Mário e Isaíra Silvestrin chegou ao Brasil, mais precisamente na cidade mineira de Lambari com uma receita de família de um requeijão cremoso. A receita que era produzida para a família agradou os amigos e tornou-se muito requisitada. Os amigos do casal por sua vez sugeriam para a comercialização do produto.

 

Quando decidiram iniciar a comercialização do produto, a produção era totalmente artesanal e o armazenamento era feito  em pequenas caixas de madeira e envoltos de um papel tipo celofane. As cores que prevaleciam eram azul, vermelho e branco.

 

Em 1949…

A empresa foi crescendo e durante este ano, sua sede foi transferida para a cidade de São Paulo, onde permanece até os dias de hoje. A empresa de laticínios Catupiry, produzia o queijo diferencial, de textura cremosa e pouca acidez.

 

 

Na década de 90…

As tradicionais caixinhas de madeira foram substituídas por embalagens de plástico e outros formatos foram surgindo, como por exemplo, os baldes e bisnagas que passaram a ser requisitados por pizzarias e outras empresas que demandavam grande quantidade de catupiry.

 

Atualmente, encontramos nos supermercados opções de catupiry na bisnaga, no copo e outros formatos.

 

Mas Catupiry é a marca ou o produto?

Sabe aquela história das marcas que se tornam grande referência no seu setor que acabam descrevendo o produto? É o caso da Catupiry, que é uma marca. O queijo é tipo requeijão cremoso e a sua marca é Catupiry.

 

E o que significa Catupiry?

Segundo historiadores, a palavra tem origem indígena, tupi-guarani, que significa excelente. Verdade ou não, podemos dizer que a única certeza é que faz todo o sentido! É uma delícia!

 

Você já viu as sugestões de receitas que levam o catupiry como ingrediente? Confira aqui.

 

Fonte: http://www.catupiry.com.br/a-catupiry

“Compartilhe

Comments 9

  1. Pingback: Receita de purê de batatas com bacalhau - TEMPLO DO CORPO

  2. Avatar

    Essa receita é fantastica!!!
    Amo os produtos da Catupiry!!!
    São de excelente qualidade, e pra esse final de ano não poderá faltar a minha mesa pra dar um toque todo especial aos meus pratos!

    1. Portal do Queijo
  3. Avatar

    Boa tarde, Gostaria de saber os ingredientes do Catupiry, na embalagem de hoje em dia diz que leva gordura trans. Minha pergunta é essa gordura é a margarina? As primeira receitas quando foi criado o queijo levava esse tipo de gordura?

    sds

  4. Avatar

    Meu Deeeeus, pera, eu jurava que catupiry era um tipo de queijo como o cheddar e o prato. As marcas me enganaram minha vida toda vendendo produtos de “queijo catupiry” kkkkkkkkkkk

  5. Avatar
  6. Avatar
  7. Avatar

    Parabéns aos proprietários que conseguiram trazer esta marca até os dias de hoje, atravessando tantas crises e o produto sempre igual.
    Admirável, gostaria de saber hoje se a fábrica ainda pertence à família ?
    Vocês realmente devem ter uma administração super eficiente, criando tantas inovações e se adotando as necessidades do mercado.
    Que maravilha

  8. Avatar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *