Top 10 queijos franceses – parte 2

TasteAtlas Editorial Curiosidades Leave a Comment

Dando continuidade à matéria sobre o top 10 queijos franceses, destacamos outros 5 queijos que estão na lista:

Chavroux (Cognac)

Chavroux é um queijo francês feito com leite de cabra. É caracterizada por seu sabor suave e uma forma típica de pirâmide. Este queijo macio tem uma textura que derrete na boca e pode ser comprado em todo o ano. É frequentemente usado em saladas, mas também pode ser espalhado no pão.

O Chavroux foi produzido pela primeira vez em 1985, e hoje em dia existem outras versões do queijo – ele também pode ser moldado em um tronco em vez de uma pirâmide e existem variedades aromatizadas com alecrim, tomilho e cebolinha.

 

Beaufort (Beaufort)

Nomeado em homenagem a sua cidade de origem e produzido na região francesa de Ródano-Alpes desde a Idade Média, Beaufort é um queijo duro feito com leite cru de vacas da raça Tarentaise. É tipicamente amadurecido por muito mais tempo do que os seus homólogos alpinos mais suaves, cerca de quatro a cinco meses.

Durante os primeiros dois meses, Beaufort é esfregado diariamente com sal e, uma vez que a casca amadurece o suficiente, as rodas de queijo são manchadas de morge – uma mistura de salmoura, soro de leite e raspas de queijo velho. Este queijo convexo distinto apresenta-se em três variedades: Le Beaufort, produzido de novembro a maio; O Le Beaufort d’Été, produzido no verão, e o Le Beaufort Chalet d’Alpage, a variedade mais valorizada dos chalés alpinos, usando apenas leite de um único rebanho de vacas pastando em altitudes de 1500m ou mais.

O Beaufort novo, tem um sabor suave, amanteigado e um aroma frutado pronunciado, enquanto queijos amadurecidos desenvolvem uma profundidade excepcional de sabores fortes e complexos.

 

Chaumes (Saint-Antoine-de-Breuilh)

Chaumes é um queijo macio ou semi-macio francês feito com leite de vaca. Sua casca é lavada e sua cor é amarelo pálido. O queijo tem um aroma forte, uma textura macia, cremosa, flexível e um sabor complexo de nozes. O nome chaumes pode ser traduzido literalmente como “restolho”.

Estende-se por cerca de quatro semanas, após as quais pode ser grelhado ou consumido por conta própria, acompanhado por um pedaço de pão duro.

Existe também uma versão para barrar (espalhar) deste queijo, conhecida como chaumes la crème.

 

Fourme D’Ambert (Ambert)

Fourme d’Ambert é um queijo azul alto, redondo e incomumente não comprimido e cru, com um alto teor de gordura (50%). É também um dos queijos mais antigos da França. No exterior apresenta uma casca mofada cinzenta seca, enquanto no interior é branco-creme com veias verdes ou azuis dispersas por todo o corpo.

Fourme d’Ambert é amadurecido por até 28 dias em cavernas nas regiões francesas de Puy-de-Dôme, Cantal e Loire. Durante o processo de maturação, o queijo é injetado com vinho branco doce. O sabor é delicado e suave, com uma sensação aveludada na boca, com notas terrosas, cogumelos e doces.

Sirva com vinho do porto e peras frescas fatiadas, maçãs, nozes e passas para uma boa sobremesa ou esmigalhe em saladas.

 

Mimolette (Lille)

Visualmente remanescente de uma bala de canhão empoeirada, o mimolette é um queijo francês semi-duro originário da área em torno de Lille, razão pela qual também é conhecido como boule de Lille. Feito com leite de vaca, ele envelhece de dois meses a dois anos.

O queijo é caracterizado por sua cor laranja (proveniente do urucum), aroma frutado e textura em borracha, enquanto o sabor é de noz, salgado e amanteigado, com um acabamento cremoso. A casca do Mimolette é infamemente difícil de quebrar e sua aparência é o resultado de ácaros de queijo que foram introduzidos intencionalmente para adicionar sabor ao queijo à medida que o escavam.

Sobre TasteAtlas Editorial

TasteAtlas EditorialO TasteAtlas é um atlas mundial de alimentos e bebidas, uma enciclopédia de sabores. Eles se dedicam a observar, preservar e promover ingredientes locais, pratos tradicionais, receitas autóctones e restaurantes emblemáticos. O atlas , já registrou mais de 10.000 pratos e ingredientes e este número está crescendo!

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *