Queijo Alagoa Fumacê estreia com ouro no Mundial do Queijo em Araxá

Osvaldo Filho Curiosidades, Notícias Leave a Comment

Aproximadamente mil queijos de 7 países participaram do Mundial do Queijo do Brasil, em Araxá-MG, no segundo final de semana de agosto deste ano. E o Queijo Alagoa Fumacê, da Queijo d’Alagoa-MG, recebeu Medalha de Ouro.

Elaborado com leite cru, de massa prensada semi-cozida, com fermento lático natural (soro do dia anterior) e coalho, é produzido em Alagoa pela família do Sô Márcio Martins de Barros, produtor parceiro da Queijo d’Alagoa-MG, na Fazenda 2M, no Bairro Companhia, a 1525metros de altitude, no alto da Mantiqueira. A esposa, Dona Dirce, é a Mestre Queijeira e conta com o auxílio do filho, Caik, para fazer o queijo.

“Foi uma alegria muito grande receber a notícia da Medalha de Ouro”

relata entusiasmado Caik Barros.

Depois que o queijo sai da salmoura, descansa alguns dias e vai para as mãos do Chef Guga Oliveira, para o processo de defumação à lenha, com madeiras selecionadas para conferir um toque especial ao queijo.

“O Caik chegou em casa buzinando no domingo à tarde. A notícia da medalha de ouro foi um presentão bem no dia dos pais. Fico muito feliz por receber este resultado”

diz o Chef Guga.

Feita a defumação o queijo é maturado e finalizado pelo Osvaldo Martins de Barros Filho, fundador da Queijo d’Alagoa-MG.

“Separamos uma peça do primeiro lote defumado e maturado e mandamos pra Araxá. Nem rótulo o Queijo Alagoa Fumacê tinha ainda, agora já está rodando na gráfica o rótulo com a medalha de ouro! Faltam palavras pra agradecer a Deus!”

conta Osvaldo Filho.

O Queijo Alagoa Fumacê pode ser adquirido pela loja virtual da Queijo d’Alagoa-MG, pioneira na venda de queijos pela internet no Brasil, ou pelo Zap do SAC: 35 9988 5 6638.

 

Outros queijos premiados

Além do Queijo Alagoa Fumacê a Queijo d’Alagoa-MG também tem um dos melhores queijos do mundo (Prata 2019 e Bronze 2017 no Mondial du Fromage na França) e o melhor queijo artesanal de leite cru do Brasil (Super Ouro no III Prêmio Queijos Brasil 2017) entre outros queijos premiados desde 2014.

Sobre Osvaldo Filho

Osvaldo FilhoOsvaldo Martins de Barros Filho é de Alagoa/MG, empreendedor mineiro na Queijo d’Alagoa-MG, pioneiro na venda de queijo pela internet, bacharel em Direito, palestrante, Secretário da Comissão do Queijo Artesanal da ABRALEITE e membro da Comissão Técnica do Queijo Artesanal na FAEMG; escreve ao GUIALAT e ao Portal do Queijo mensalmente.
E-mail: contato@queijodalagoa.com.br
Instagram: @queijodalagoamg

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *