Gosta de cerveja artesanal? Aprenda a degustar

Ana Komar Destaque Gastronomia, Harmonização, Queijo e Cerveja Leave a Comment

Nós amamos queijos artesanais, mas amamos também as cervejas! 

Água, malte, lúpulo e levedura, eis que temos a cerveja uma das bebidas mais apreciadas no mundo: a cerveja. Despretensiosa e ao mesmo tempo cheia de peculiaridades, muitas vezes complexa, e com as mais variadas possibilidades de aromas e sabores. Você pode tomar uma cerveja em um bar, no estádio de futebol, em casa, ou comendo churrasco ou harmonizando com pratos fino e iguarias, como um bom queijo. É, sem dúvidas, uma bebida muito versátil, clássica, mas ao mesmo tempo despojada. Mas, quando falamos em degustação de cervejas artesanais, aquelas que foram pensadas, criadas e produzidas nos mínimos detalhes, para você apreciar tudo o que a ela tem a oferecer alguns critérios devem ser levados em conta.

No último post aqui no Portal do Queijo, trouxe quatro dicas para você colocar em prática antes de iniciar a degustação da cerveja, essas você pode conferir aqui. E para darmos sequência no ritual da cerveja, hoje você confere mais quatro dicas para fazer uma perfeita degustação de cerveja artesanal.

4 Passos para a degustação de cerveja

Perceber o aroma, a cor, o brilho, formação e retenção de espuma e finalmente a percepção no paladar, é essencial para apreciar tudo o que a cerveja tem a oferecer.

  1. Inicie pelo aroma. Alguns compostos aromáticos são muito voláteis, ou seja, quanto antes você sentir os aromas da cerveja, mais fortes e nítidos esses aromas estarão, quanto mais demorada for essa primeira aproximação da cerveja ao seu nariz, várias dessas fragrâncias podem ficar mais fracos ou até desaparecer.
  2. Repare na aparência. O ser humano é muito influenciado pela aparência, tudo o que demonstra uma boa apresentação tem seu valor ressaltado. Perceba a formação de espuma, coloração e textura dessa espuma, a cerveja é brilhante ou turva? Qual sua coloração? Consegue ver bolhas no copo? Tudo isso faz com que você possa apreciar melhor cada detalhe da cerveja.
  3. Sabores: é no primeiro gole que você vai descobrir se irá gostar ou não da cerveja. Tente perceber principalmente se a cerveja está equilibrada ou não, se o seu paladar gosta ou não do exemplar degustado. Perceba quais são os sabores em destaque. É uma cerveja mais maltada, frutada, amarga? Sente a presença de maltes tostados/torrados? Repare na sensação de boca, como é o corpo desta cerveja? Ele é licoroso, aveludado, aguado? É uma bebida refrescante ou não? Ela faz você salivar e querer mais um gole?
  4. Chegamos ao fim, agora podemos comentar sobre a impressão geral, que nada mais é do que avaliar o conjunto da obra. A cerveja estava boa? Apresentou aromas e sabores agradáveis? Como foi olhar para a cerveja? Ficou com vontade de tomar mais uma? Você a indicaria para seus amigos?

Agora sim, seguindo essas dicas, com certeza você terá uma melhor degustação de cervejas artesanais. Faça o teste, responda a essas questões que mencionamos a cima e perceberá que conseguirá, não apenas degustar a cerveja, mas apreciá-la melhor, adquirir conhecimento e cada vez mais experiência para futuras degustações.

E para garantir seus rótulos, dá um look no site do Clube do Malte.

Quer saber tudo sobre cervejas? Acesse o Blog Cerveja de Todos os Jeitos e fique por dentro de tudo sobre o universo cervejeiro!

Até a próxima.

 

Sobre Ana Komar

Ana KomarJornalista, atua há 2 anos como analista de conteúdo no Clube do Malte, responsável pelo Blog e revista Cerveja de Todos os Jeitos. Apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *