Ritual da cerveja – 4 dicas para iniciar degustação

Ana Komar Destaque Universo Queijeiro, Queijo e Cerveja Leave a Comment

Queijo combina com cerveja!

Para o post de hoje trouxe quatro dicas para você colocar em prática antes de iniciar a degustação da cerveja, na verdade são dicas essenciais e que devem sempre fazer parte do seu momento degustação. São detalhes que, se não executados de maneira correta podem influenciar muito em sua experiência.

Perceber o aroma, a cor, o brilho, formação e retenção de espuma e finalmente a percepção no paladar, é essencial para apreciar tudo o que a cerveja tem a oferecer, mas antes disso siga os passos abaixo e garanta uma apreciação perfeita da cerveja.

Comece assim:

1)      Antes de servir ou pedir uma cerveja nova, leia ou pergunte sobre o estilo e características do estilo, com isso você pode preparar-se melhor e fazer uma escolha que atenda às suas expectativas.

2)      A escolha do copo adequado para o serviço é fundamental, principalmente na questão visual, onde a apresentação em um copo correto pode influenciar muito na impressão geral da cerveja.

3)      Quando servir, sempre se atente a limpeza do copo, caso esteja engordurado o copo formará bolhas grandes em suas laterais. Garanta também que antes de servir a cerveja o copo não esteja apresentando nenhum tipo de cheiro, que possa vir a atrapalhar a percepção da cerveja.

4)     Outra questão importante é a temperatura em que a cerveja será servida no copo. Alguns exemplares indicam no rótulo da cerveja, qual a temperatura ideal para servir. Aqui vale a dica: quanto menos alcoólica e mais leve for o estilo da cerveja, mais fresca deve estar, quanto mais alcoólica e encorpada mais morna deve estar. Outra dica importante é não gelar sua cerveja em 10 minutos no congelador, isso porque às vezes a cerveja possui sedimentos de levedura no fundo da garrafa, que ao movimentá-la entram em suspensão, causando uma turbidez desnecessária, que prejudicará o visual e apresentação da cerveja no copo.

No próximo post trarei dicas em relação ao sensorial, que irão melhorar ainda mais a sua percepção da cerveja durante a sua degustação.

 

Quer saber tudo sobre cervejas? Acesse o Blog Cerveja de Todos os Jeitos, do Clube do Malte, e fique por dentro de tudo sobre o universo cervejeiro!

Sobre Ana Komar

Ana KomarJornalista, atua há 2 anos como analista de conteúdo no Clube do Malte, responsável pelo Blog e revista Cerveja de Todos os Jeitos. Apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *