Já pensou em maturar queijo no bagaço de malte? A gente te ensina!

Rafaela Rezende Destaque Gastronomia, Dicas, Queijo e Cerveja Leave a Comment

Quem faz cerveja em casa, sempre fica com aquele monte de bagaço de malte sobrando e normalmente, ele é descartado. Mas este bagaço tem sido reaproveitado em diversas receitas culinárias. Algumas pessoas o utilizam para fazer pão, quibe, farofa, biscoito e outras receitas.

Eu resolvi fazer diferente e usei o bagaço de malte de uma produção da minha cerveja para maturar queijo. Como? Segue o passo a passo abaixo.

Você vai precisar de:
 Um queijo Minas Artesanal de leite de cru (meia-cura)
 Bagaço de malte suficiente para cobrir o queijo
 Vasilha com tampa

O bagaço de malte pode ser guardado por até três dias na geladeira ou pode ser congelado.  Para usar na maturação, o bagaço deve estar frio ou em temperatura ambiente.

Coloque na vasilha um pouco do bagaço, ponha o queijo e depois cubra-o com restante do bagaço. Deixe na geladeira por até uma semana. Dentro destes sete dias, vire o queijo pelo menos duas vezes. Após este tempo, coloque o queijo para maturar na madeira e vai virando uma vez ao dia.
Se quiser dar mais sabor ao queijo, assim que a cerveja estiver pronta, deixe o queijo imerso nela por alguns dias. Depois só secar e maturar mais um pouco.


Faça e depois me conte o que achou.

Sobre Rafaela Rezende

Rafaela RezendeMineira, Engenheira de Alimentos, Sommelière de Cerveja, curiosa e inquieta. Sou apaixonada por gastronomia e fã confessa de produtos artesanais. Criei o Blog Cerveja, Café e Queijo para compartilhar sabores, experiências, valorizar os produtos locais e dar dicas para aqueles, que assim como eu, amam este universo.
E-mail: cervejacafeequeijo@gmail.com

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *