Queijo do Coronel

06 Dicas de Queijos para Presentear a sua Mãe

Osvaldo Filho Consumidor, Dicas, Notícias 29 Comments

Não cometa o crime de presentear a sua mãe com algum eletrodoméstico ou utensílio pra casa outra vez! A não ser que ela tenha dado indireta que a batedeira ou o liquidificador dela não está funcionando mais, é claro!

Cosméticos de novo? Ah para, ô.

Quando eu era criança lembro que a minha mãe dizia: Vocês são os meus presentes!

Ela nos abraçava e pegava a jarra embrulhada num papel vermelho ou uma travessa de vidro num papel amarelo, por exemplo. Ah, Dona Clarice, que saudades daquele tempo, te amo!

Aqui vão algumas dicas de queijos para presentear a sua matriarca e deixar ela feliz da vida, afinal queijo é felicidade e uma mãe que ganha queijo de presente não quer guerra com ninguém!

Cada um tem um tipo de mãe:

Mãe Raiz

Se a sua mãe é raiz, daquelas que davam uma chinelada de vez em quando ou um puxão de orelha pra você ficar esperto, provavelmente ela era (e ainda é) especialista em comidas que só ela sabe fazer, ou ainda que seja um prato conhecido, só ela tem um toque especial secreto que dá o diferencial!

Se porventura ela ama culinária, se ela tem prazer de cozinhar e tem livros de receitas eu recomendo o Queijo Alagoa Pequena Premiado na França, pois é um queijo artesanal Alagoa democrático, harmoniza com tudo (do cafezinho ao vinho), vai bem com geleias, doce de leite, goiabada. Pode ser fatiado, ralado, cortado em cubinhos. Pode ser frito na frigideira ou no grill, sem óleo. É multi uso. O estágio de maturação dele é meia cura, pois tem 14 dias de vida, então é um queijo macio, o sabor é lácteo, com notas de ervas frescas, moderadamente salgado.

Queijo Alagoa Pequena

Queijo Alagoa Pequena Premiado na França

As mesmas características se aplicam para o Queijo do Sô Batistinha (feito no Rio Acima, são apenas 7 peças por dia) e o Queijo do Eli (são apenas 8 peças por da, feitas no pé da Serra do Condado, em Alagoa-MG também).

Mãe Nutella

Se a sua mãe é nutella, daquelas que não te deixava brincar na rua, limpava seus brinquedos (que não quebravam) com álcool e lustrava seus sapatos antes de você ir pra escola, hummmmm, aqui temos um caso mais sofisticado.

Ela ama tomar um vinho, gosta de tábuas de frios e pratos de alta gastronomia? Então recomendo o Queijo do Coronel, Queijo Faixa Dourada e Queijo Alagoa Fumacê:

Queijo do Coronel

Queijo do Coronel. Foto: Bruno Ésper #queijodocoronel

  • O Queijo do Coronel é maturado por mais de 3 meses. Zero lactose. Um queijo forte, picante com retro gosto adocicado. Intenso na boca. Harmoniza com vinhos tintos mais encorpados, vão em cunhas de aproximadamente 500gr. Medalha de Ouro IV Prêmio Queijos Brasil e Top5 Revista O Globo – Eleito um dos 5 melhores queijos do Brasil!

 

 

 

 

 

  • O Queijo Faixa Dourada recebeu o Prêmio Super Ouro. Foi eleito o Melhor Queijo Artesanal de Leite Cru do Brasil. Maturado por mais de 30 dias com azeite extravirgem e um queijo especial: tem picância moderada. O azeite cria um biofilme em volta que o deixa macio e cheiroso. Perfeito para harmonizar com um espumante ou um vinho cabernet sauvignon.
Queijo Faixa Dourada

Queijo Faixa Dourada #queijofaixadourada

  • Já o Queijo Alagoa Fumacê ganhou Medalha de Ouro no Mundial do Queijo Brasil/Araxá, em 2019. Também é Medalha de Ouro no V Prêmio Queijo Brasil. Pensa num queijo aromático! Como é defumado à lenha ele é um queijo cheiroso. Tem um sabor terroso, pungente na boca: é uma maravilha!
Queijo Alagoa Fumacê

Queijo Alagoa Fumacê #queijoalagoafumacê

Espero que goste das dicas. E me responda aí nos comentários, sua mãe é Raiz ou Nutella?

Fala pra ela que mandei um abração e desejo que ela seja muito feliz! Presumo que ela já seja muito feliz, pois se o filho ou a filha dela está lendo isso aqui é sinal que ele(a) está pesquisando uma forma de amá-la.

“Compartilhe

Comments 29

  1. Avatar
  2. Avatar

    Adorei as dicas. Sou mãe que adora queijos, posso eu mesma me presentear, mas preciso saber aonde comprar. Moro no interior de São Paulo, provavelmente terei que comprar entre as capitais São Paulo e Curitiba que ficam mais próximo da minha cidade.

    1. Avatar
  3. Avatar
  4. Avatar
  5. Avatar
  6. Avatar
  7. Avatar
    1. Avatar
  8. Avatar

    Olá!! Amei este artigo! Minha mãe é “Raiz” e como mineiros de raiz amamos queijos em geral! Com certeza, experimentarei todos que foram mencionados!!! Excelente matéria!! Parabéns!!

  9. Avatar

    E com muito respeito que venho agradecer Osvaldinho pelo empenho de restaurar uma das cultura e tradição do povo de Alagoa, a fabricação do tradicional queijo
    Parabéns Deus abençoe

  10. Avatar
    1. Avatar
  11. Avatar
    1. Avatar
  12. Avatar
  13. Avatar
  14. Avatar
  15. Avatar
  16. Avatar
  17. Avatar

    Boa noite na verdade não são os meus filhos e minhas filhas que estão vendo esse queijo maravilhoso né sou eu mesma mãe valeu gostaria de ganhar um desses mas eu acho que a sua mãe Raiz e Nutella mesmo tempo

  18. Avatar
    1. Avatar
  19. Avatar
  20. Avatar
  21. Avatar
    1. Avatar
  22. Avatar
  23. Avatar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *