Como usar queijos e cerveja na ceia natalina

Lorenza Coelho Harmonização, Queijo e Cerveja 1 Comment

As festas natalinas são recheadas de afeto, boas lembranças, presentes e sabores. Um bom mineiro como eu não abre mão de ter no menu um queijo para acompanhar os comes e bebes.

O queijo é um alimento delicioso que combina com todo tipo de prato e também sobremesa. Isso não é segredo para ninguém.

E para deixar sua festa ainda mais saborosa, separei algumas sugestões de como usar essa delícia em seu almoço ou jantar de Natal. Essas dicas foram enviadas à revista Cerveja de Todos os Jeitos do nosso parceiro Clube do Malte, da qual sou colunista.

A sommelier de cerveja, Rafaela Rezende, que foi minha colunista no Portal deu algumas dicas que quero compartilhar.

 

Foto Rafaela Resende

 

 

Árvore de Natal:

Nesta árvore, os queijos utilizados foram  gouda, Minas Artesanal, uva , tomate grape e alecrim. Você pode variar no tipo de queijo, colocar outras uvas, amendoim, tomilho e até azeitona.

Árvore de Natal com queijo gouda, queijo Minas Artesanal 

Guirlanda com queijo gouda, queijo Minas, tomate e alecrim

Guirlanda com queijo gouda, queijo Minas, tomate e alecrim_ Foto Rafaela Resende

 E que tal uma guirlanda? Para essa a indicação é queijo gouda, queijo Minas, tomate e alecrim.

 

 

Agora quero deixar algumas dicas para você não errar:

É preciso antes de montar qualquer prato, verificar o estilo do queijo como, por exemplo, se são queijos azuis, que possuem o fungo “penicillium roqueforti” na massa – Gorgonzola e o Roquefort.

Os de Mofo Branco”  como o Camembert e o Brie. E várias outras opções (você encontra uma descrição de vários queijos no link: https://portaldoqueijo.com.br/sobre-queijos/

Sempre varie na hora de montar a tábua e opte por um de cada característica.  É interessante servir também com patês, geleias, mel, cenouras, frutas secas, castanhas, dentre outras iguarias.

Mas qual a quantidade? Separe a quantidade ideal para cada pessoa que consome, em média, 150g.

Queijo combina com

Cerveja, claro!

Você que é fã de uma loira gelada, aprenda a harmonizar com a bebida, conforme dicas do próprio Clube do Malte:

Pilsen – Harmoniza com: Queijos frescos, como ricota, feta e mozarela que são queijos leves, doces, refrescantes e cítricos, combinam bem com a leveza desse estilo.

 English Pale Ale –  Queijos semi macios como o Asiago e o Colonial, combinam bem com essa cerveja, devido a sua densidade de paladar que vai de encontro com o corpo e características de malte dessas cervejas.

Weizenbier – Harmoniza com: queijos de cabra. Os queijos feitos a partir do leite de cabra apresentam paladar mais ácido e por semelhança combinam bem com cervejas do tipo weissbier.

Stout – Queijos azuis como Roquefort, Gorgonzola e Stilton, que apresentam sabores mais intensos, salgados e bem gordurosos, combinam com a doçura, para equilibrar com o salgado e o amargor tostado para limpar o paladar.

Um brinde!

Sobre Lorenza Coelho

Lorenza CoelhoLorenza Coelho é jornalista com mais de 20 anos de mercado. Nascida em Congonhas/MG, teve o queijo mineiro como ingrediente de sua infância. Gosta de apreciar o queijo por onde passa e, principalmente, conhecer as características de fabricação, os produtores que estão por trás desse lindo ofício. Graças à sua expertise em comunicação e com "a faca e o queijo na mão" decidiu criar um site para falar sobre o assunto. Atualmente, escreve sobre o tema para a revista Cerveja de Todos os Jeitos, do Clube do Malte.

Compartilhe esse post

Comments 1

  1. Avatar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *