Semifinalista do Masterchef Brasil Profissionais sugere sobremesas para o Natal

Lorenza Coelho Receitas Leave a Comment

A Chef Heaven Delhaye, semifinalistae do programa MasterChef Brasil Profissionais edição 2018 (exibido pela emissora Band em rede aberta e pelo Discovery Home & Health na TV paga), enviou para o Portal do Queijo duas receitas bem diferentes de sobremesa para agradar seus convidados nas festas de fim de ano, confira:

Pêra com gorgonzola e biscoito de amêndoas harmonizada com Moscatel

A receita rende 4 porções:

Ingredientes: 

100g de farinha de trigo peneirada

50g de farinha de amêndoas

40 g de açúcar de confeiteiro

1 ovo

50g de manteiga sem sal (em temperatura ambiente)

Raspas de ½ limão Taiti

40g de queijo gorgonzola

80ml de creme de leite 35% (bem gelado)

50g de queijo mascarpone

1 colher de sobremesa de açúcar

8 pêras pequenas (2 por pessoa)

4 colheres sopa de açúcar

Raspas de 1 limão

Folhas de tomilho

Espumante Moscatel

Preparo

Biscoito de amêndoas (Pâte Sablée):

– Peneire a farinha de trigo e o açúcar de confeiteiro sobre sua superfície de bancada. Coloque a farinha de amêndoas e crie um monte com um buraquinho ao centro. No meio, misture o ovo e a manteiga. O segredo é misturar pouco, só até deixar a massa quase homogênea. Embrulhe em plástico filme e deixe descansar por 30 minutos.

– Abra a massa entre 2 folhas de papel manteiga até a espessura de 1,5 centímetro. Asse no forno pré-aquecido a 180 graus por 20 minutos. Com a ajuda de um aro redondo, corte em um círculo um pouco maior do que as peras. Reserve.

Creme de gorgonzola:

– Misture o queijo gorgonzola com o creme de leite, o açúcar e o queijo mascarpone. Bata até virar um creme espesso, um pouco antes do ponto de chantilly. Coloque em saco de confeiteiro e reserve.

Pêra:

– Descasque a pera, fatie em rodelas mais grossas e com um aro pequeno e redondo corte o centro da fruta onde ficam as sementes. Assim, você irá abrir lugar para o recheio.

– Aqueça uma frigideira com um fio de óleo e doure as rodelas de pêra dos dois lados. Adicione o açúcar, as raspas de limão, o tomilho e, quando começar a caramelizar, coloque uma taça de vinho Moscatel e deixe evaporar para dar sabor.

Como servir

– Com a ajuda de um aro redondo, corte a massa em um círculo um pouco maior do que as pêras. Empilhe as rodelas de pêra reproduzindo o formato natural da fruta. Coloque primeiro as maiores rodelas e, por último, o recheio de gorgonzola usando o saco de confeiteiro. Cubra com o topo da pêra.

– Ao lado, coloque em um potinho um pouco mais do creme coberto por amêndoas douradas crocantes. Na pêra, coloque uma folha de tomilho para continuar o tema lúdico e um pouco de caramelo do caldo.

 

Cheesecake de castanhas do Pará com chantilly

Ingredientes

•150g de biscoito Maria

•180g de castanha do Pará

•100g de manteiga sem sal

•400g de cream cheese

•375g de açúcar

•3 ovos

•6 colheres de chá de farinha de trigo

•250ml de creme de leite 35% (próprio para chantilly)

•2 colheres sopa açúcar

Preparo

– Triture 100g de castanhas do Pará. Em uma panela, derreta a manteiga. Use uma tigela para misturar as castanhas do Pará e a manteiga derretida. Triture o biscoito Maria e junte à mistura.

– Unte uma forma com manteiga e cubra o fundo e as laterais com papel manteiga para não grudar a crosta. Coloque o biscoito triturado na forma e, com a ajuda das costas de uma colher, deixe ele bem compacto. Leve à geladeira por 10 minutos.

– Usando uma batedeira, bata o cream chesse e, com a batedeira em funcionamento, adicione o açúcar, os ovos, a farinha de trigo e 125ml de creme de leite. Use essa massa para cobrir a base de biscoito.

– Pré-aqueça o forno a 180 graus. Com o forno já quente, asse a torta por 40 a 50 minutos e depois à geladeira por duas horas.

– Para o caramelo de cobertura, leve uma panela ao fogo e adicione 375g de açúcar e 185ml de água. A mistura deve ficar no fogo por cerca de 20 minutos até o caramelo ficar bem dourado. Corte as castanhas do Pará restantes em lâminas e misture com o caramelo. Coloque numa forma de metal ou sobre uma bancada de pedra untada com um pouco de manteiga, espalhe o caramelo e espere arrefecer.

– Coloque os 250ml de creme de leite 35% em uma batedeira para fazer o chantilly e acrescente aos poucos as 2 colheres sopa de açúcar.

– Desenforme o cheesecake e cubra com o chantilly. Quebre o caramelo em pedaços e distribua por cima do chantilly. Decore com folhas de hortelã.

 

 

Sobre Lorenza Coelho

Lorenza CoelhoLorenza Coelho é jornalista com mais de 20 anos de mercado. Nascida em Congonhas/MG, teve o queijo mineiro como ingrediente de sua infância. Gosta de apreciar o queijo por onde passa e, principalmente, conhecer as características de fabricação, os produtores que estão por trás desse lindo ofício. Graças à sua expertise em comunicação e com "a faca e o queijo na mão" decidiu criar um site para falar sobre o assunto. Atualmente, escreve sobre o tema para a revista Cerveja de Todos os Jeitos, do Clube do Malte.

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *