Receita: Crepioca Marajoara

Portal do Queijo Receitas Leave a Comment

Patrimônio cultural da Ilha do Marajó, o queijo de leite búfala é um produto artesanal apreciado devido à alta qualidade que se reflete tanto no sabor quanto nos benefícios à saúde.

Com receita centenária e diferenciada, o queijo ganha força no estado do Pará e Brasil. Recentemente, o Queijo Marajó Fazenda São Victor, de Salvaterra, conquistou a categoria “Super Ouro” (confira matéria)  na quarta edição do Queijo Brasil, ganhando mais personalidade, por conta do ponto alto da textura: tipo creme.  Concorreram na categoria mais de 500 queijos.

Na gastronomia, a iguaria do Marajó apresenta total versatilidade quando o assunto é harmonização. Pensando em fazer um mix na composição gastronômica, com sabores da região Norte, o chef do Point da Tapioca, Eduardo Amaral, lançou a Crepioca Marajoara.

O preparo inclui ingredientes especiais, como a massa de crepioca, Queijo do Marajó Fazenda São Victor e calda de tucupi, com caldo típico da culinária Amazônica, preparado com raíz da mandioca brava, além do toque especial das folhas de chicória.

De acordo com o chef Eduardo, em terras onde não se encontra o queijo ou a calda de tucupi, as iguarias podem ser substituídas por outros sabores de preferência. Confira a receita:

Crepioca Marajoara 

Ingredientes:

Massa 

* 2 ovos (quebrar separados)

* 2 colheres rasas de goma fresca

* 1 pitada de sal

Ingredientes:

Recheio 

*100 gramas de Queijo do Marajó Fazenda São Victor

Ingredientes:

Molho 

* 80 ml de tucupi pré-cozido

* 1 folhas de chicória

* 1 dente de alho

* 1/2 colher de salsa picada

* 1/2 colher de amido de milho

* 1/2 colher de açúcar

* 1/2 colher de Ajinomoto

Modo de preparo:

Massa

Em uma tigela coloque os ovos o sal a goma e bata com um garfo até obter uma massa homogenia. Derrame de uma só vez na frigideira de teflon de 20 centímetros de diâmetro, já aquecida a 1500 por dois minutos, e vire para o outro lado por mais dois minutos. Em seguida, coloque a metade do queijo do Marajó em cima da massa, queime um pouco com o maçarico até que derreta um pouco o queijo do Marajó. Enrole e feche a crepioca, e a outra metade do queijo do Marajó, coloque por cima da crepioca e queime novamente com o maçarico. Em cima do queijo derretido coloque o molho de tucupi cremoso. Está pronta pra servir a Crepioca Marajoara!

Molho

Em uma panela coloque o tucupi para ferver com alho e a chicória. Ferva por 10 minutos em fogo médio, e após a fervura, dissolva o amido de milho com água e acrescentar no tucupi de uma só vez. Mecha até virar um creme brilhante e reserve.

Dica do chef: Derreta o queijo com um maçarico culinário.

Sobre Portal do Queijo

Portal do QueijoHá mais de 20 anos de mercado, Lorenza Coelho, onde passou por todos os tipos de veículos de comunicação. Atualmente, dirige uma empresa de comunicação (www.leccomunica.com.br) onde trabalha com diversos estabelecimentos gastronômicos e convive diariamente com chefs. Nascida em Congonhas/MG, não tem como amar o queijo. Por onde passa, gosta de conhecer e apreciar essa iguaria.

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *