Receita: Crepioca Marajoara

Lorenza Coelho Receitas Leave a Comment

Patrimônio cultural da Ilha do Marajó, o queijo de leite búfala é um produto artesanal apreciado devido à alta qualidade que se reflete tanto no sabor quanto nos benefícios à saúde.

Com receita centenária e diferenciada, o queijo ganha força no estado do Pará e Brasil. Recentemente, o Queijo Marajó Fazenda São Victor, de Salvaterra, conquistou a categoria “Super Ouro” (confira matéria)  na quarta edição do Queijo Brasil, ganhando mais personalidade, por conta do ponto alto da textura: tipo creme.  Concorreram na categoria mais de 500 queijos.

Na gastronomia, a iguaria do Marajó apresenta total versatilidade quando o assunto é harmonização. Pensando em fazer um mix na composição gastronômica, com sabores da região Norte, o chef do Point da Tapioca, Eduardo Amaral, lançou a Crepioca Marajoara.

O preparo inclui ingredientes especiais, como a massa de crepioca, Queijo do Marajó Fazenda São Victor e calda de tucupi, com caldo típico da culinária Amazônica, preparado com raíz da mandioca brava, além do toque especial das folhas de chicória.

De acordo com o chef Eduardo, em terras onde não se encontra o queijo ou a calda de tucupi, as iguarias podem ser substituídas por outros sabores de preferência. Confira a receita:

Crepioca Marajoara 

Ingredientes:

Massa 

* 2 ovos (quebrar separados)

* 2 colheres rasas de goma fresca

* 1 pitada de sal

Ingredientes:

Recheio 

*100 gramas de Queijo do Marajó Fazenda São Victor

Ingredientes:

Molho 

* 80 ml de tucupi pré-cozido

* 1 folhas de chicória

* 1 dente de alho

* 1/2 colher de salsa picada

* 1/2 colher de amido de milho

* 1/2 colher de açúcar

* 1/2 colher de Ajinomoto

Modo de preparo:

Massa

Em uma tigela coloque os ovos o sal a goma e bata com um garfo até obter uma massa homogenia. Derrame de uma só vez na frigideira de teflon de 20 centímetros de diâmetro, já aquecida a 1500 por dois minutos, e vire para o outro lado por mais dois minutos. Em seguida, coloque a metade do queijo do Marajó em cima da massa, queime um pouco com o maçarico até que derreta um pouco o queijo do Marajó. Enrole e feche a crepioca, e a outra metade do queijo do Marajó, coloque por cima da crepioca e queime novamente com o maçarico. Em cima do queijo derretido coloque o molho de tucupi cremoso. Está pronta pra servir a Crepioca Marajoara!

Molho

Em uma panela coloque o tucupi para ferver com alho e a chicória. Ferva por 10 minutos em fogo médio, e após a fervura, dissolva o amido de milho com água e acrescentar no tucupi de uma só vez. Mecha até virar um creme brilhante e reserve.

Dica do chef: Derreta o queijo com um maçarico culinário.

Sobre Lorenza Coelho

Lorenza CoelhoLorenza Coelho é jornalista com mais de 20 anos de mercado. Nascida em Congonhas/MG, teve o queijo mineiro como ingrediente de sua infância. Gosta de apreciar o queijo por onde passa e, principalmente, conhecer as características de fabricação, os produtores que estão por trás desse lindo ofício. Graças à sua expertise em comunicação e com "a faca e o queijo na mão" decidiu criar um site para falar sobre o assunto. Atualmente, escreve sobre o tema para a revista Cerveja de Todos os Jeitos, do Clube do Malte.

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *