Queijo com goiabada, irresistível!

Lorenza Coelho Gastronomia, Receitas Leave a Comment

É uma tradição em Minas. A goiabada é um doce encontrado em cada cantinho do estado. Essa delícia  surgiu no Brasil quando foi usada pelos colonos  e é  feita com consistência bastante firme, composta por goiaba, água e açúcar.

O doce acompanha muito bem o queijo, em especial o queijo minas formando, assim,  o Romeu e Julieta, tradicional sobremesa brasileira.

O queijo minas, em especial, tem um sabor diferente e inesquecível que lembra o clima calmo dos mineiros. Além disso, seu sabor levemente ácido faz toda a diferença quando é misturado ao sabor adocicado da goiabada.

Essa combinação não só agrada o paladar como também traz benefícios à saúde. De acordo com nutricionistas, a proteína do queijo faz com que a digestão rápida dos carboidratos presentes no doce se torne mais lenta. Com isso, a saciedade é prolongada e a fome só aparece depois de algum tempo. A goiabada, por sua vez, concentra licopeno, uma substância de ação antioxidante que, entre outras coisas, afasta os tumores de próstata e de mama.

Se você adora um docinho após o almoço, fica a dica. Ao ser consumido logo após as refeições, contribui para o equilíbrio da glicose na circulação. Mas atenção, o ideal é comer uma colher de goiabada (50 gramas) e uma fatia fina de queijo minas (30 gramas)!

Separei para você várias receitas de goiabada com queijo que estão aqui no Portal.

Até a próxima!

Sobre Lorenza Coelho

Lorenza CoelhoLorenza Coelho é jornalista com mais de 20 anos de mercado. Nascida em Congonhas/MG, teve o queijo mineiro como ingrediente de sua infância. Gosta de apreciar o queijo por onde passa e, principalmente, conhecer as características de fabricação, os produtores que estão por trás desse lindo ofício. Graças à sua expertise em comunicação e com "a faca e o queijo na mão" decidiu criar um site para falar sobre o assunto. Atualmente, escreve sobre o tema para a revista Cerveja de Todos os Jeitos, do Clube do Malte.

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *