Como curar o queijo em casa?

Mineirinho Consumidor, Destaque, Notícias 36 Comments

Como curar o queijo em casa?

O processo de maturação oferece novos sabores, novas texturas e ótimas experiências através do tempo. Mas você sabe como curá-lo?

 

O queijo é aquele produto que está na mesa de muitos brasileiros. É um produto que ultrapassa gerações e carrega muitas histórias. Cada tipo com sua particularidade seja o sabor, a região produtora ou o processo de maturação, as características proporcionam um sabor único e especial.

 

Maturação

Muito se fala que o sabor do queijo é resultado do processo de maturação. Mas afinal, como ela funciona e como realizar o processo de cura em casa?

Queijos maturados são aqueles que passaram por processo de envelhecimento, uma transformação que intensifica o seu sabor e melhora da sua conservação.

O segredo de cada queijo é o tempo que ele passa por esse processo. Durante essa etapa, muitas características da região são fatores que influenciam no resultado final do produto. Como por exemplo, altitude, condições climáticas e até mesmo as bactérias da região.

 

Processo de cura

Ao adquirir o queijo no mercado, existem diversas opções… Curado, meia-cura, fresco… Você é quem escolhe! O que importa é que ao chegar na cozinha, esse queijo deve ficar em local ventilado e livre do excesso de calor.milk-1282265_1920

O ideal é colocar o queijo em uma tábua ou vasilhame que  absorva água. Existem caixas de cura de queijo, que já vem com telas de proteção que permitem que o ar circule sobre o produto e evitam a presença de indesejados mosquitos.

Durante os primeiros dias de cura, o queijo pode eliminar água e óleo. Ele deve ser enxugado.

Outro ponto importante é virar o queijo a cada 12 horas. Isso contribui para que ele envelheça uniformemente.

 

Depois de alguns dias…

 

Para interromper a cura deve-se cortar o queijo em quartos. Após todo o processo esse queijo terá nova textura, sabor, peso e aroma muito mais marcante.

Vale pesquisar qual o tempo ideal para esse processo de cura. Muitas das vezes o queijo que compramos no mercado não está devidamente maturado, por isso é importante dar seguimento ao processo e conhecer o verdadeiro sabor dessas iguarias!

Fique de olho no Portal, em breve vamos dar mais dicas sobre como comprar o queijo ideal!

Compartilhe esse post

Comments 36

    1. Portal do Queijo
    1. Portal do Queijo
  1. Olá. Sou mineiro, mas moro em Fortaleza.gostaria de saber onde comprar coelho aqui. Pretendo começar fabricação artesanal.

    1. Portal do Queijo
    2. Acredito que você tenha querido dizer coalho. Tem pra vender em uma loja de produtos agropecuários em frente à Ceasa em Maracanaú.

  2. Estou começando uma produção doméstica, por enquanto produzo apenas para consumo próprio e tipo fescal. Gostei das dicas, e vou acompanhar mais de perto a página. Muito obrigada!

    1. Portal do Queijo
    1. Portal do Queijo

      Boa tarde, Regina!
      Isso depende do produtor, pois existem queijos maturados por 10, 20, 30 dias ou por 12, 24 ou 36 meses.

    2. Portal do Queijo
  3. Bom, pessoal, estou me preparando para começar minha fabricação de minas frescal, será aqui mesmo na roça, farei também o requeijão, gostaria de participar sempre com voces, e, gostaria também de saber mais sobre a cura do queijo minas. Grande abraço. Otávio.

    1. Portal do Queijo
    1. Portal do Queijo

      Boa tarde, Belchior!
      A sua pergunta é muito interessante. Vamos levá-la até um dos nossos colaboradores e ti enviamos a resposta.
      O Portal do Queijo agradece a sua participação.

  4. Amei o portal do queijo,Como trabalho em restaurante e a polêmica é como conservar os queijos tipo brie ,Reino mussarela de búfala e mussarela.ai me tiram do serio

    1. Portal do Queijo
  5. Olá, eu gostaria de saber qual a temperatura ideal para a cura? Temperatura ambiente ou levemente refrigerado (+ ou – 15°C)?

    1. Mineirinho Post
      Author
  6. Amo fazer queijo minas…mas não sei como curar.
    Moro num sítio e tenho leite todos os dias… Gostaria muito de aprender… obrigada…

    1. Mineirinho Post
      Author
  7. Bom dia!! Faço queijo a muito tempo, más não consigo uma cura perfeita, ele demora muito para amarelar.. Gostaria de saber se há uma forma especifíca para amadurecer? Ou algum produto que devo utilizar? Obrigada.

    1. Mineirinho Post
      Author
    1. Portal do Queijo
  8. Sou mineira,moro em SC! Minha mãe me mandou dois canastras, ficaram 20 dias dentro da caixa dos correios! Incrivelmente sobreviveram! Queria aprender a fazer queijo conforme a receita tradicional de Minas! Não sei se alguém da equipe já comeu queijo colonial do sul! É um terror!

    1. Mineirinho Post
      Author

      Viva o queijo canastra! Vamos anotar a sua “dica” para tentar experimentar por aqui e contar mais no portal! Continue participando!

  9. Parabéns pelo maravilhoso portal.
    Tenho intolerância à lactose.

    Três perguntas por favor:

    1. O queijo curado é isento de lactose?
    2. Pode-se curar o queijo comprado já sem lactose?
    3. Já existe no mercado queijo sem lactose ?

    Grato
    Credson

  10. Boa tarde meu nome é Marcelo sou de Pindamonhangaba no Vale do Paraíba gosto muito de queijo.
    Ontem eu adquiri uma peça de queijo artesanal de leite cru de Alagoa Minas Gerais, já experimentei desse queijo gostei muito por isso comprei de novo mas ele vem embalado a vácuo numa embalagem plástica e vem bem novo e molinho gostaria de deixar ele um pouco mais curado curtido poderia por favor me orientar como seria a forma mais correta para se fazer isso dede já obrigado pela atenção grato Marcelo

  11. Sou Português residente em Angola e penso me dedicar á fabricação de queijo caseiro considero muito hutil as informações recolhidas

    1. Mineirinho Post
      Author

      Obrigado pelo contato! Em breve teremos novidades na nossa página. Continue nos acompanhando! É um prazer ter você como leitor!

  12. Uau, incrível weblog formato ! Ⲥomo longo
    alguma vez foі executando um blog para? você feito blogging
    olhar fácil. T᧐da olhar de seu local
    é magnífica , quanto о conteúdо material!

  13. Eu era recomendado isto web site pelo
    meu primo. Eu sou não tenho certeza se este post é escrito
    por ele como ninguém mais sabem tanto detalhada sobre minha problemas.
    Você está incrível ! Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *