Queijo Comté comemora 60 anos de origem protegida na França

Portal do Queijo Consumidor, Notícias, Produtor Leave a Comment

A denominação de Origem Protegida designa um produto em que todas as etapas de fabricação (produção, transformação e elaboração) são realizadas de acordo com uma experiência reconhecida na mesma área geográfica que proporciona as suas características ao produto. Desta forma, o produto é indissociável da sua região e não pode ser produzido noutros locais. Na França, existem 45 AOP de queijos.

Comté bis_foto F. Joly CNIEL

Comté bis_foto F. Joly CNIEL

O queijo Comté está elaborado num território de produção delimitado nas montanhas do Alto Jura, na região chamada a Bourgogne Franche-Comté.
A tradição da produção do comté teve inicio na idade média quando os invernos rigorosos da região obrigaram os habitantes a transformar o leite em um queijo que pudessem guardar durante o inverno inteiro. Assim nasceu um dos queijos franceses os mais queridos

Só duas espécies de vacas são autorizadas na produção de seu leite e todos os dias, os queijos são elaborados de forma artisanal em 150 pequenas queijarias de vilas chamadas as « fruitières » que cada um pode visitar quando viajar na região.

Para alcançar o melhor do seu gosto, le comté (que é um queijo feito com leite cru meio-gordo com pasta prensada cozida) toma todo o seu tempo. Ele amadurece em uma adega de maturação por um período mínimo de 4 meses que muitas vezes pode ser superior.

O Comté é caracterizado pela sua incrível riqueza aromática. Não tem um sabor uniforme : cada queijo revela um perfil aromático diferente de acordo com a sua microrregião de origem, a sua época, de acordo com a mão particular do mestre queijeiro, de acordo com a adega onde foi criado. Cada Comté é um queijo UNIQUE. Rico em proteínas, cálcio, fósforo, cobre, zinco, vitamina A e B12 e fonte de vitamina B2, as qualidades do Comté ajudam no equilíbrio alimentar. Elaborado sem aditivo nem corante, o Comté é controlado em cada etapa da fabricação.

Ideias de harmonizações : com abacaxi, manga, gengibre, cacau. Delicioso com uma vodka. O Comté se encontra na Fondue.

Festas do Comté na França em Outubro 2018
Para comemorar os 60 anos da obtenção da AOP, muitos eventos estão organizados na França como esses 4 dias de festas do dia 18 até 21 de outubro em Arc-et-Senans : na antiga salina real do rei Louis XV ( património mundial da UNESCO).

 

Saiba mais sobre o queijo Comté

Sobre Portal do Queijo

Portal do QueijoHá mais de 20 anos de mercado, Lorenza Coelho, onde passou por todos os tipos de veículos de comunicação. Atualmente, dirige uma empresa de comunicação (www.leccomunica.com.br) onde trabalha com diversos estabelecimentos gastronômicos e convive diariamente com chefs. Nascida em Congonhas/MG, não tem como amar o queijo. Por onde passa, gosta de conhecer e apreciar essa iguaria.

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *